Projeto Brasil Alfabetizado chega ao Quilombo Manoel Barbosa no RS

Gravataí, RS, 19/10/06 – A promoção de uma aula inaugural, na  última terça-feira (17), marcou a chegada do Projeto Brasil Alfabetizado na Comunidade Quilombola de Manoel Barbosa, localizada no município de Gravataí, Grande Porto Alegre. O curso que terá a duração de seis meses, com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30min, na sede da Associação Remanescente do Quilombo Manoel Barbosa. A Secretaria Municipal de Educação de Gravataí (Smed) está viabilizando aos moradores do Quilombo Manoel Barbosa, localizado no Barro Vermelho, o projeto Brasil Alfabetizado. Conforme a titular da Educação, Romi Leffa Cardoso, este projeto, que é uma parceria da Smed com o Governo federal, está ampliando o acesso à educação para moradores da zona rural. “Acreditamos que a escolarização é fundamental para a promoção da cidadania e da qualidade de vida da população”, enfatiza a secretaria. Ela lembra que, em 1997, Gravataí tinha cerca de 20 mil pessoas analfabetas. “Hoje não possuímos mais de mil pessoas nestas condições”, ressalta. Romi destaca o esforço que vem sendo empreendido pela Smed para estender o projeto a todas as regiões. “Estamos assumindo responsabilidade na construção de um país com inclusão social”, enfatiza.

Quilombo Manoel Barbosa

Segundo a educadora e líder da comunidade quilombola, Denise Fátima Ireno, é muito importante para os moradores do Quilombo a implantação deste projeto. “Cadastramos 18 alunos, sendo que o mais velho tem 53 anos”, frisa Denise. Ela explica que o Quilombo Manoel Barbosa fica localizado a 18 km do Centro de Gravataí. “Apesar de contarmos com toda a infra-estrutura, fica complicado para os moradores freqüentarem a escola à noite”, constata a educadora. Ela diz que fez o Curso de Formação Continuada na Smed e está preparando as aulas dentro da realidade vivida pelos moradores.


De |outubro 19th, 2006|Notícia|Comentários desativados em Projeto Brasil Alfabetizado chega ao Quilombo Manoel Barbosa no RS