Comunidade Quilombola do Maranhão recebe Certificado de Autodefinição

A Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR) vão entregar o Certificado de Autodefinição à  comunidade quilombola Cruzeiro, localizada no município de Dom Pedro, no Maranhão, neste sábado (17).

Participam da cerimônia, a representante regional da FCP/MA, Ana Amélia Mafra; a secretária da Igualdade Racial, Claudett Ribeiro; a secretária adjunta, Benigna Almeida; a gestora de Ações Afirmativas da SEIR, Jacinta Maria, e representantes do poder público local.

Para a representante da Fundação Palmares, Ana Amélia, a certificação é o primeiro passo para que a comunidade quilombola Cruzeiro tenha acesso às políticas públicas e possibilita a abertura do processo para ter a titulação de suas terras junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Ter o certificado garante a identidade da comunidade e das famílias que nelas vivem.”, enfatiza.

Durante a entrega do certificado, atividades de mobilização para o resgate e a valorização da cultura afro-brasileira vão ser realizadas como as oficinas “Conto e Canto Afro” e “Identidade Étnica”.

“Vamos dialogar com a comunidade e convidá-la a refletir sobre a importância da certificação”, afirma a secretária adjunta da SEIR, Benigna Almeida.

De |março 16th, 2012|Notícia, Secundária|Comments Off on Comunidade Quilombola do Maranhão recebe Certificado de Autodefinição