A Identidade da Arte Negra



Artistas negros brasileiros e africanos expõem obras de artes plásticas em Brasília



Brasília, 2/2/07 – Cerca de 80 obras de artistas africanos e afro-brasileiros estão expostas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. A exposição Réplica e Rebeldia traz pinturas, esculturas, objetos, desenhos e fotografias que mostram a redefinição da identidade e da linguagem desses artistas contemporâneos, após longo tempo de imposição dos modelos europeus. Até dia 25 de fevereiro, quem estiver em Brasília poderá admirar a expressão dos artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.




Entre os artistas brasileiros estão Mestre Didi (BA), Maurino Araújo (MG), Fábio Domingues (RJ), Bauer Sá (BA), Antônio Sérgio Moreira (MG), Ronaldo Rêgo (RJ), Chico Tabibuia (RJ), Marepe (BA), Rosana Paulino (SP), Jorge dos Anjos (MG) e Sidney Amaral (SP). Os artistas africanos são Fernando Alvim, Luís Basto, Tiago Borges, Paulo Capela, Tomás Cumbana, Jorge Dias, Manuel Figueira, Tchalê Figueira, Gemuce, Celestino Mudaulane, António Ole, Bento Oliveira, Pinto, Mauro Pinto, Ricardo Rangel, Alexandre Santos, Victor Sousa, Viteix e Yonamine.




A mostra Réplica e Rebeldia já passou por Maputo (Moçambique), Luanda (Angola), Salvador e Rio de Janeiro. A realização em Brasíllia é fruto de uma parceria entre o Centro Cultural Banco do Brasil, o Instituto Camões de Lisboa e a Embaixada de Portugal. O curador-geral é o português António Pinto Ribeiro e os curadores adjuntos são o mineiro Antônio Sérgio Moreira e o moçambicano Hilário Gemuce.




António Pinto Ribeiro explica que o processo de criação da pintura do século XVII no Brasil e do século XX nos países africanos começou como uma réplica dos modelos da Europa. Após essa fase, houve um período de revolta e rebeldia artística, acompanhada por rebeldia social, política, por parte dos artistas que começavam seu processo de libertação e identificação. “A contemporaneidade africana e afro-brasileira não surge do nada. Ela acontece dentro de um processo histórico em que emerge um passado de tradições diversas”, afirma o curador.




As obras estão organizadas em cinco blocos: História; Fotografias; Identidade, Identidades; Independência e Artes; e O Prazer Contemporâneo. No dia 13 de fevereiro, o historiador e africanista Alberto da Costa e Silva dará a conferência “Uma visão brasileira da África”, às 19h30, no auditório do CCBB. A exposição e a conferência têm entrada gratuita.













SERVIÇO:



Evento: Exposição Réplica e Rebeldia


Local: Centro Cultural Banco do Brasil. SCES, Trecho 02, conjunto 22. Fone: (61) 3310-7087


Data: Até 25 de fevereiro


Horário: de 10h às 21h, de terça à domingo
Ingresso: Entrada franca

De |fevereiro 2nd, 2007|Notícia|Comentários desativados em A Identidade da Arte Negra