Palmares e Cadon divulgam vencedores do 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras

Por Drielly Jardim

Foi divulgado nesta sexta-feira (13), o resultado dos vencedores do 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras – Edição 2011, realizado pela Fundação Cultural Palmares (FCP) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), com o patrocínio da Petrobras. 

O prêmio, que tem como objetivo estimular e incentivar as expressões artísticas de estética negra, dedicou sua segunda edição às comemorações do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, para o combate ao racismo. 

Os projetos foram avaliados por uma comissão de membros indicados que levaram em conta critérios como excelência artística, histórica e efetiva contribuição artística para a cultura afro-brasileira, pertinência do conteúdo à questão afro-brasileira, qualificação dos profissionais e viabilidade técnica de execução. 

Para o diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da FCP, Martvs das Chagas, o resultado reflete a seriedade, o empenho e o compromisso com a cultura negra por parte dos membros da comissão julgadora. “Trabalhamos no sentido de fazer valer o que diz o edital, buscando premiar ações no teatro, dança e artes visuais com projetos de todas as regiões do país. E conseguimos atingir o objetivo”, ressalta. 

Segundo Martvs, este segundo prêmio é mais uma demonstração do compromisso do Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares, Petrobras e Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon) para o estímulo e fomento das produções culturais negras, buscando assim demonstrar a forte influência dessa cultura na sociedade brasileira. 

A premiação no total de mais de R$ 1 milhão de reais para os 20 projetos contemplados será no dia 7 de maio, no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

Confira aqui a lista dos vencedores.

De |abril 13th, 2012|Destaque, Notícia|Comments Off on Palmares e Cadon divulgam vencedores do 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras