FCP/MinC divulga dados sobre o Mapeamento dos Terreiros de Salvador


Salvador, 11/5/07 – Salvador é a terceira cidade mais populosa do Brasil (2.714.119 habitantes) pela estimativa de 2005, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. Também é a capital brasileira com o maior contingente negro entre a população. Mais de 80% dos seus habitantes são afrodescendentes e a negritude se expressa através da sua forma de organização geográfica, cultural e social. Tal herança deu origem às religiões de matriz africana, as quais se baseiam na cidade e se diferenciam por nações de diferentes rituais e vocabulário diferenciado (Angola, Ketu, Jeje, Jeje-Nagô, entre outros). Para identificar o total de terreiros de religiões de matriz africana existentes na capital do estado da Bahia, a Fundação Cultural Palmares/MinC, em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação, Secretaria Municipal da Habitação e Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia, divulgaram recentemente (8) os primeiros números do Mapeamento dos Terreiros de Candomblé de Salvador.

 

Para realizar a pesquisa, as instituições mobilizaram uma equipe de pesquisadores, que percorreu todos os bairros de Salvador. Durante oito meses, o grupo aplicou questionários e coletou dados junto aos terreiros sobre os ciclos de festas, linhas de culto, existência de ações comunitárias e ajuda governamental. Confira os dados abaixo:

 

Dados preliminares (sujeitos à modificação)

 

Período analisado: de junho de 2006 a abril de 2007

 

Total de terreiros identificados

 

Inicialmente foram identificados 1.296 terreiros. Já foram cadastrados 1.138 terreiros em todas as áreas administrativas da cidade e na Ilha de Maré (6), sendo que 25 terreiros se recusaram a responder o questionário, o que perfaz um total de 1.163 em funcionamento. Foram encontrados 133 terreiros fechados e as razões foram: o entrevistador não encontrou ninguém, o pai ou mãe-de-santo estava doente ou tinha falecido, o pai ou mãe-de-santo mudou de religião ou o terreiro enocntrava-se demolido ou destruído.

 

Distribuição

 

Os bairros de maior concentração de terreiros na cidade de Salvador são:

 


























































BAIRRO


TERREIROS (*)


1. Plataforma


56


2. Paripe


39


3. Cajazeiras


38


4. Cosme de Farias


36


5. Liberdade


33


6. Itapuã


30


7. São Cristóvão


30


8. Lobato


28


9. Alto de Coutos


25


10. Federação


23


11. Valéria


23


12. Sussuarana


22


13. Brotas


21


14. Castelo Branco


21


15. Periperi


21


16. São Caetano


21


17. Uruguai


20


* Números preliminares


 

Sexo e Raça

 

A maioria dos terreiros de Salvador é liderado por mulheres (61,4%). O percentual de cor/raça entre os filiados se divide da seguinte forma: 59,1% são pretos, 31,6% são pardos, 4,7% são brancos, 3,7% são indígenas e 1% são amarelos. Mas o crescimento masculino, comparado com dados registrados em 1983, feita pela Secretaria da Indústria e Comércio de Salvador mostra um crescimento significativo. Hoje, 38,6% dos frequentadores dos terreiros são homens. Em 1983 o número somava 28,9%. O crescimento masculino é maior na nação Ketu, a qual reúne 58,5% de adeptos, seguida pela nação Angola, com 22,4% de seguidores do sexo masculino.

 

Atividades Sociais

 

Mais de 30% dos terreiros desenvolvem atividades sociais, políticas e culturais como creches, distribuição de cestas básicas, cursos, palestras e há terreiros com infocentro. Somente 8,5% dos terreiros é registrado como associação civil.

 

Idade

 

90% dos pais e mães de santo têm idade acima de 35 anos

 

Escolaridade

 

26% das lideranças dos terreiros tem o nível médio concluído e quase 4% tem curso superior completo. Confira o quadro abaixo:

 

 





































ESCOLARIDADE DO PAI E DA MÃE-DE-SANTO (*)


PERCENTUAL (%)


Sem Escolaridade


 4,1


1ª a 3ª série do Ensino Fundamental


 13,7


4ª série do Ensino Fundamental


 13,3


5ª a 7ª série do Ensino Fundamental


 15,2


Ensino Fundamental Completo


 13,3


Ensino Médio Incompleto


 8,2


Ensino Médio Completo


 26,7


Curso Superior Incompleto


 1,8


Curso Superior Completo


 3,6


TOTAL


100


* Fonte: pesquisa direta CEAO, SEMUR E SEHAB


 

 

Ocupação:

 

As profissões dos pais e mães-de-santo são as mais diversas. Algumas das profissões são: açougueiro, alfaiate, ambulante, artesã, auxiliar de enfermagem, médico, auxiliar de escritório, baiana de acarajé, contador, cobrador de ônibus, comerciante, dançarina, doceira, diarista, enfermeira, gerente de loja, funcionária pública, músico, professor, policial militar, patologista, radialista, vendedor, programador de computação, tradutora, vigilante, segurança, produtor musical, historiador e desenhista.

 

Registro como Associação Civil

 

É pequeno o percentual de terreiros que tem registro como associação civil: 8,5%

 

Área de Matas

 

O percentual de terreiros que possui área de matas é de 21,4%. 78,4% não tem matas.

 

Situação do Terreno do Terreiro

 

37,25% dos terrenos são próprios do pai ou da mãe-de-santo. 9% é arrendado, 3,9% é invadido, 2,4% é alugado e 1,4% é cedido.

 

Documentação:

 

Somente 39,9% dos terrenos têm escritura registada. O percentual sem documentação é de 20,8%. 24,6% têm contrato de compra e venda, 4,3% tem recibo e há conflito pela posse em 4% dos terrenos de terreiros.

 

Sincretismo religioso:

 

A maioria dos terreiros não realiza missas nas igrejas católicas, e os que realizam (42,1%) o fazem em igrejas como a do Senhor do Bonfim, a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a de São Lázaro, a de Santa Bárbara, sendo que há padres que rezam a missa no barracão do terreiro. O orixá mais representativo no mundo dos terreiros de candomblé de Salvador é Oxum. São 18% os que dizem que Oxum é o orixá/aptrono do terreiro. Os outros dois que vêm em seguida são Iansã (14%) e Ogum (12%).

 

A maioria dos terreiros não tem área de matas e somente 21% possui áreas de mata que seriam ideais para os rituais.

 

Adesão de fiéis de outras religiões:

 

É maior o percentual de indivíduos de outras religiões que aderiram aos terreiros. Foram 30% nos últimos 12 meses, em relação aos que saíram dos terreiros – 23%. os novos adeptos são oriundos na sua grande maioria das igrejas evangélicas, sendo que, entre elas, destacam-se as neo-pentencostais como, por exemplo, a Igreja Universal do Reino de Deus. Enquanto que 23% dos terreiros tiveram indivíduos que deixaram o terreiro por outras igrejas, notadamente as evangélicas, e com predominância da Igreja Universal do Reino de Deus.

De |maio 11th, 2007|Notícia|Comentários desativados em FCP/MinC divulga dados sobre o Mapeamento dos Terreiros de Salvador