INTERCÂMBIOS AFRO-LATINOS: Conheça os palestrantes brasileiros que participam do Seminário Intercâmbios Afro-Latinos no Rio de Janeiro





Rio de Janeiro, 30/7/07 – Conheça abaixo a relação dos palestrantes que participam do Seminário Internacional Intercâmbios Afro-Latinos, que começa nesta terça-feira, no Rio de Janeiro:

 

Amauri Mendes Pereira


Doutor em Ciências Sociais PPCIS-UERJ/2006. Mestre em Educação PPGEdu-UERJ/2001. Especialista em História da África CEAA-UCAM/1998. Graduado em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974). Entre 2001 e 2003 foi pesquisador do Centro de estudos Afro-Asiáticos, e de 2003 a 2005 do Centro de Estudos Afro-Brasileiros, da Universidade Cândido Mendes. Desde 1999 é professor no Curso de Pós-Gradução Lato Sensu em História da África e do Negro no Brasil-CEAA-UCAM. Em 2007 é professor de Sociologia da UEZO-Universidade Estadual da Zona Oeste-RJ. Tem experiência na área de Ciências Sociais e História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da África – Racismo – Educação – Movimento Negro.


Azoilda Loretto da Trindade


Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Isabel (1987) , graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1982) , especialização em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) , especialização em Alfabetização Em Classes Populares pelo Grupo de Estudos Sobre Educação Metodologia e Ação (1990) , especialização em Orientação Educacional pela Universidade Estácio de Sá (1983) , mestrado em Psicologia da Educação pelo Fundação Getúlio Vargas – RJ (1994) , doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) , aperfeiçoamento em Leitura Teoria e Prática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e aperfeiçoamento em Relações Raciais e Cultura Negra pela Universidade Cândido Mendes (1998) . Atualmente é Outro (especifique) Horista da Universidade Estácio de Sá e Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Mídia, Racismo, Machismo, Imagens, Mulher Negra e Formadores de Opinião.


Claudia Miranda


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Sua pesquisa amplia a proposição sobre estudos interculturais por considerar o currículo e a produção de conhecimentos no âmbito da universidade pública. Atualmente é professora da Universidade Estácio de Sá nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência de orientação de monografia com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, pesquisando os seguintes temas: estudos pós-coloniais, estudos subalternos, narrativas, análise do discurso, políticas de branquidade.



Elielma Ayres Machado


Possui bacharelado (1991) e licenciatura (1992) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Relações “Raciais”, de Gênero, Juventude, Antropologia e Educação e Antropologia Urbana.


Jacques Edgard François d`Adesky


Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universite Catholique de Louvain (1974) , doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1997) e mestrado-profissionalizante em Estudos de Países em Via de Desenvolvimento pela Universite Catholique de Louvain (1980) . Atualmente é professor titular da Universidade Cândido Mendes e Professor da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Direito , com ênfase em Teoria do Direito.


Joel Zito Araújo


 


Cineasta, escritor, professor, diretor e roteirista de filmes, vídeos educacionais e institucionais, programas e campanhas eleitorais de TV. Criador e diretor dos filmes A Negação do Brasil e Filhas do Vento. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Pós-doutorado no Department of Radio-TV-Film & Department of Anthropology da University of Texas em Austin. Professor convidado do Departamento de Radio-TV-Film da University of Texas/Austin (agosto/2001 a junho/2002) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi-Morumbi, São Paulo (2000-2001). Coordenador Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema na Universidade de Cuiabá, MT.



Julio Cesar de Souza Tavares



Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1984), doutorado em Antropologia – University of Texas at Austin (1998) e pós-doutorado como Rockfeller Post-Doctoral Fellow no Center for Black Music Research, em Chicago (2001). Foi Distinguished Visiting Professor no Communication Department da Florida Atlantic University, em Boca Raton, Miami, EUA. Atualmente é Professor Adjunto IV no Departamento de Estudos Culturais e Mídia, membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Antropologia da Comunicação, Antropologia da Diáspora Africana, Antropologia do Corpo, História da África e Diáspora, Semiótica, Estudos Culturais e Etnografia. Trabalha em pesquisa e docência com os seguintes temas: representação do negro na mídia, etnografia da diáspora africana na América do Sul, comunicação interpessoal, racismo e discriminação, cultura corporal e etnicidade. No mundo corporativo trabalha com consultoria e assessoria sobre diversidade e comunicação intercultural em empresas. É um ativo militante pela inclusão dos Estudos Históricos e Culturais da Diáspora e Civilização Africana em todos os currículos das redes de ensino público e privado do país.



Magali da Silva Almeida


Possui graduação em Serviço Social pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (1978), graduação em Internacional de Especialização Em Planejamento e pela Escola Nacional de Saúde Pública (1993) e mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professora assistente da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-brasileiros da UERJ, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, racismo, discriminação, raça e gênero.

Maria José Lopes da Silva

Graduada e licenciada em Letras, possui mestrado em Lingüística, pela UFRJ. Ex-doutoranda em Lingüística da Universidade de Paris. Ex-bolsista de pesquisa, em Lingúística Comparada, da Fondation Léopold Sédar Senghor, em Dacar, Senegal. Especialista em “`História da África”` pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em “`Educação e Afro-brasileiros`”, pela Universidade Federal Fluminense. Ex-funcionária da UNESCO, em Paris, com atuação em Angola. Ex-professora assistente da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique. Professora aposentada de 5ª à 8ª séries, pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, atuando em sala de aula e em assessorias pedagógicas . Professora aposentada do Ensino Médio pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, atuando em sala de aula e em assessorias pedagógicas. Profª aposentada da rede privada de ensino, atuando na escola básica e no ensino superior. Ex-gerente-geral do Projeto Zumbi dos Palmares, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Parecerista do MEC para os Parâmetros Curriculares Nacionais, na perspectiva da “Pluralidade Cultural”. Pesquisadora Associada do PROAFRO- Programa Diálogos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos- da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na área do Multiculticulturalismo anti-Racista com recorte na população negra, há mais de 10 anos. Formuladora da Proposta Pedagógica “Pedagogia Multirracial”. Consultora e capacitadora na educação continuada de professores, na perspectiva da implementação da Lei 10.639, e autora de vários trabalhos científicos publicados.

José Carlos de Freitas Félix

Graduado em Administração de Empresas com especialização em Administração Pública pela EBAP-FGV e engenharia econômica pelo CEPUERJ-UERJ. Também possui graduação em Ciências Sociais IFCS-UFRJ. Atualmente exerce o cargo de administrador na UFRJ. Possui diversos trabalhos publicados, em especial estudos sobre a implantação da Lei 10.639. Foi fundador do movimento negro em Cabo Frio, diretor do IPCN e ajudou a organizar a Comunidade Negra do IFCS.


A cobertura completa do Seminário Internacional Intercâmbios Afro-Latinos será feita pelo Portal Palmares, no endereço eletrônico www.palmares.gov.br

De |julho 30th, 2007|Notícia|Comentários desativados em INTERCÂMBIOS AFRO-LATINOS: Conheça os palestrantes brasileiros que participam do Seminário Intercâmbios Afro-Latinos no Rio de Janeiro