INTERCÂMBIOS AFRO-LATINOS: Conheça os palestrantes brasileiros que participam do Seminário Intercâmbios Afro-Latinos em Salvador

Rio de Janeiro, 30/7/07 – Conheça abaixo a relação dos palestrantes que participam do Seminário Internacional Intercâmbios Afro-Latinos, a ser realizado de 7 a 10 de agosto próximo, em Salvador, Bahia:



Ana Celia da Silva


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1968), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001). Fez curso de Especialização em Introdução aos Estudos Africanos em 1986 pelo Centro de Estudos Afro Orientais/UFBA, com duração de 640 horas. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. no Departamento de Educação, Campus I e no Mestrado em Educação e Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estereótipos em relação ao negro no livro didático de Língua Portuguesa das séries iniciais, desconstrução, representação social do negro nos livro didático de Língua Portuguesa das séries iniciais,e educação das relações étnicos raciais.



Florentina da Silva Souza

Possui graduação em Letras Vernáculas com estrangeira Licenciatura pela Universidade Federal da Bahia (1979), graduação em Letras Vernáculas Bacharelado pela Universidade Federal da Bahia (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: afrodescendência, identidade cultural, literatura afro-brasileira, literatura brasileira e cultura brasileira. Publicou, em 2005, o livro Afrodescendência em Cadernos Negros e Jornal do MNU.



Jocélio Teles dos Santos


Possui mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal da Bahia. , atuando principalmente nos seguintes temas: ação afirmativa, bahia, ações afirmativas, candomblés e candomblé.


Joselina da Silva


Possui mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Foi substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará, lecionando Introdução à Sociologia. Atua principalmente nos seguintes temas: relações raciais, movimento social negro, anti racismo, etnicidade e mulheres negras. É a segunda vice-secretária da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (APBN) eleita em 2006.


Paula Cristina da Silva Barreto


Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2002) . Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia , com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Racismo, Anti-racismo, Educação, Atitudes, Poder.


Silvio Humberto dos Passos Cunha


Diretor executivo Instituto Cultural Steve Biko. Doutor em Economia Unicamp Mestre em Economia – UFBA e professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana.


 

A cobertura completa do Seminário Internacional Intercâmbios Afro-Latinos será disponível pelo Portal Palmares, no endereço eletrônico www.palmares.gov.br.

De |julho 30th, 2007|Notícia|Comentários desativados em INTERCÂMBIOS AFRO-LATINOS: Conheça os palestrantes brasileiros que participam do Seminário Intercâmbios Afro-Latinos em Salvador