Educafro propõe mobilização

S. Paulo, 19/9/07 – O diretor executivo da Rede Educafro e coordenador do Fórum SP da Igualdade Racial, Frei Antonio Leandro da Silva fez um apelo para uma mobilização geral da sociedade no sentido de exigir do Congresso brasileiro a votação do Estatuto da Igualdade Racial, do PL 73/99, que cria cotas nas Universidades, e da PEC 02/2006, que cria o Fundo de Promoção da Igualdade Racial.“O momento atual exige de nós, negros e negras, militantes no Movimento Negro, uma tomada de atitude coerente e sensata frente ao contexto social e político por que passamos. Esta é a hora de exigirmos do Congresso Brasileiro, através dos representantes que foram democraticamente eleitos com nossos votos, um compromisso com a comunidade afro-brasileira”, afirmou.


Segundo o Frei não é possível mais aceitar que “gerações tanto do presente quanto do futuro continuem sendo alijadas dos seus direitos. Não podemos assistir a destruição dos nossos jovens negros nas periferias, assassinados sejam por grupos de traficantes sejam por policiais. Não podemos aceitar que nossos quilombolas não tenham direitos às suas terras, como está se articulando no Congresso – através da Comissão de Agricultura da Câmara e da Frente Parlamentar da Agricultura – um movimento para impedir as demarcações das terras de quilombos, que reza o Decreto 4.887/2003”, acrescentou.

 

Ele também propôs que a sociedade, em especial o movimento negro organizado, exija das secretarias estaduais e municipais a inclusão da Lei 10.639 nos currículos escolares. “São muitas demandas em curso cujas conquistas, ao longo dos últimos vinte anos, deram-se graças à resistência do Movimento Negro. Porém, precisamos dar continuidade à luta através da mobilização da sociedade em defesa da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, do PL Cotas 73/99 e da PEC 002/2006”, afirmou.


No próximo dia 27 de setembro uma caravana de lideranças se deslocará de São Paulo para Brasília onde entregará aos presidentes da Câmara e do Senado, o pacote com as 100 mil assinaturas recolhidas em defesa do Estatuto, do PL cotas e da PEC 02. “Venceremos a batalha, mesmo que tenhamos que enfrentá-la quantas vezes for necessário”, disse Frei Leandro.

De |setembro 19th, 2007|Notícia|Comentários desativados em Educafro propõe mobilização