Jovelina Pérola Negra

Globedia

Dona de uma voz rouca, forte, de tom popular e força batente, Jovelina Pérola Negra foi uma das grandes damas do samba e do pagode no Brasil. Carioca da gema, nasceu em 21 de julho de 1944 e herdou de Clementina de Jesus o jeito inconfundível de cantar e, assim como ela, foi empregada doméstica antes de fazer sucesso no mundo artístico.

Na dinastia das grandes vozes femininas “As Divas Negras”, Jovelina Pérola Negra foi uma das personalidades mais importantes na condução do samba de fundo de quintal e do pagode para a linha de frente da Música Popular Brasileira. O estilo muito pessoal conquistou muitos fãs no meio artístico, levando Maria Bethânia a uma apresentação no Terreirão do Samba, na Praça Onze de Junho, de onde a diva da música popular brasileira só saiu depois de ouvir “dona Jove versar”.

Pérola Negra gravou cinco discos individuais e conquistou um Disco de Platina. Atualmente, grandes sucessos como “Feirinha da Pavuna”, “Bagaço da Laranja” (gravada com Zeca Pagodinho), “Luz do Repente”, “No Mesmo Manto” e “Garota Zona Sul” são encontrados apenas em coletâneas, entretanto,Jovelina sempre é lembrada pela voz potente e o amor a música.

Clique aqui para voltar ao mosaico.

De |março 7th, 2013|Sem categoria|Comments Off on Jovelina Pérola Negra