Sandra de Sá

Divulgação

Sandra Cristina Frederico de Sá nasceu no Rio de Janeiro em 27 de agosto de 1955 e é considerada a rainha do soul brasileiro. É chamada por alguns de “Tim Maia de saias”, por se identificar com o cantor no balanço e no timbre grave da voz, além de suas histórias juntos, como o famoso clipe do hit “Vale Tudo”, em que Tim a escolheu para fazer o dueto com ele.

Seu pai era baterista e, por isso, em sua adolescência Sandra frequentava os bailes de gafieira,samba e soul, além de aprender sozinha a tocar violão e começar a escrever canções. Por suas letras de forte conscientização social, ganhou prêmios como cantora e compositora em diversos festivais de Música Brasileira. Em 1977, começou a estudar psicologia, na Universidade Gama Filho, curso que teve de abandonar quase no momento de concluir, pois despontou como compositora após a música “Morenando” ter sido gravada por Leci Brandão.

Na década de 1990, Sandra criou a expressão “Música Preta Brasileira”, brincando com a sigla MPB – Música Popular Brasileira. Segundo Sandra, “a nossa música é essencialmente preta (suingada/balançante), pois começa e termina no tambor, no suingue. Não há ritmo que cantemos ou toquemos aqui que não contenha um toque de brasilidade. Isto é a nossa pretitude. Até porque se é popular, é do nosso povo, que é altamente miscigenado.”

Clique aqui para voltar ao mosaico.

De |março 7th, 2013|Sem categoria|Comments Off on Sandra de Sá