Zezé Motta

Divulgação

Maria José Motta de Oliveira nasceu em Campos dos Goytacazes em 27 de junho de 1948. Começou a carreira de atriz em 1967 estrelando a peça Roda-viva, de Chico Buarque, sob a direção de José Celso Martinez. Em seguida, atuou em Fígaro Fígaro, Arena conta Zumbi, A vida escrachada de Joana Martine e Baby Stompanato, Orfeu negro, Godspell, entre outras.

Além de diversos trabalhos para televisão, como novelas e minisséries, Zezé Motta também desenvolveu uma carreira como cantora a partir de 1971.Mas, foi no cinema que Zezé Motta interpretou uma das personagens mais sedutoras do cinema brasileiro, a exuberante Xica da Silva, no filme homônimo de Cacá Diegues. O filme fez muito sucesso e a atuação de Zezé lhe rendeu vários prêmios de Melhor Atriz e o reconhecimento internacional.

Reconhecida como uma das mais importantes militantes do movimento negro brasileiro, Zezé Motta é uma referência no que se refere à expansão da cidadania social da população afro-brasileira.É presidente de honra do CIDAN (Centro de Informação e Documentação do Artista Negro) e já ocupou o cargo de  superintendente da Igualdade Racial do governo do Rio de Janeiro. No I Grande Prêmio Brasil de Cinema (2000), recebeu um troféu-homenagem por sua trajetória e contribuição à cultura brasileira.

Clique aqui para voltar ao mosaico.

De |março 7th, 2013|Sem categoria|Comments Off on Zezé Motta