Personalidades Negras – Janete Pietá

DGNews

Janete Rocha Pietá nasceu no Rio de Janeiro em 3 de novembro de 1946. Formou-se em História pela Faculdade de Filosofia Ciências Santa Úrsula, em 1971. Ainda no Rio de Janeiro, trabalhou como professora até mudar-se para Belo Horizonte, em 1972. Foi a primeira mulher a se formar pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em 1977 e licenciou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Guarulhos, em 1993.

Suas conquistas também continuaram na política. Foi a primeira parlamentar afrodescendente eleita pelo Partido dos Trabalhadores paulista para a Câmara dos Deputados. Costuma dizer que sua militância teve início aos cinco anos de idade, quando a família organizava reuniões para discutir problemas dos bairros em Nova Iguaçu (RJ), onde residiam, e ela acompanhava tudo bastante atenta.

Após coordenar a área social na prefeitura de Guarulhos, Janete foi eleita para o primeiro mandato de deputada federal em 2006 e teve participação fundamental na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. Foi vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e integrou as comissões de Legislação Participativa e de Relações Exteriores e Defesa Nacional

Clique aqui para voltar ao mosaico.

De |março 7th, 2013|Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Janete Pietá