Palmares

                                       Webmail    Mapa do Site    Fale Conosco
Ferramenta de Pesquisa





Conteúdo do Portal

Pathway


Personalidades Negras – Veridiano Farias

segunda-feira, by admin

Veridiano Farias

Nascido no Rio Grande do Sul em 1906 em uma família gaúcha pobre, o multiinstrumentista Veridiano Farias tocava piano, violino, violão, bateria e instrumentos de sopro. Ele fez parte de orquestras, rádios, bailes e no jazz Paris de Porto Alegre, com personalidades como Lupicínio Rodrigues. Foi condutor de bonde, motorista de rabecão do serviço público de saúde e somente aos 36 anos terminou o segundo grau.

Determinado, resolveu que seria médico e prestou vestibular para a Faculdade de Medicina de Porto Alegre, sendo admitido na Faculdade do Rio de Janeiro, na época capital federal do Brasil. Por meio de uma carta escrita por seu pai, conseguiu transferência de volta para sua terra natal com a interferência do então presidente Getúlio Vargas, se formando médico aos 45 anos de idade.

Pioneiro na luta pela igualdade, deu o anel de formatura de presente para o pai, como recompensa pelo apoio dado durante a vida. Veridiano iniciou carreira na medicina no Hospital Colônia Itapuã, vindo a falecer pouco tempo depois em, 1952. Descendente de negros escravizados, um ano após sua morte, a Câmara de Vereadores da cidade aprovou por unanimidade que uma das ruas de Porto Alegre se chamasse Rua Dr.Veridiano Farias.


0 Comentários



Setor Comercial Sul - SCS
Quadra 02, Bloco C, nº 256 - Edifício Toufic - CEP 70.302-000 - Brasília - DF
Telefones: (61) 3424-0100

2017 - Fundação Cultural Palmares

(Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0 Brasil)


Retornar ao Topo do Portal