Cultura quilombola é tema de atividade no Rio de Janeiro

I Encontro do Projeto “Quilombo Brasil” promove apresentações de jongo, maculelê, rodas de conversa e caminhadas pelas trilhas de Santana

Quilombo de SantanaA representação regional da Fundação Cultural Palmares do Rio de Janeiro promove no dia 19 de outubro o I Encontro do Projeto “Quilombo Brasil”. O evento será realizado na comunidade quilombola de Santana, no município de Quatis.

O encontro que faz parte das comemorações dos 25 anos da instituição terá uma rica programação cultural com mostra de produtos agropecuários e artesanais, caminhada pelas trilhas de Santana, rodas de conversa, troca de experiências entre os anciãos das duas comunidades quilombolas, apresentação do grupo de jongo da Comunidade Remanescente de Quilombo de São José da Serra e maculelê das crianças da Comunidade de Santana.

O objetivo é resgatar a identidade cultural da população local, inserir a atividade no calendário de eventos e manifestações históricas afro-brasileiras do Estado do Rio de Janeiro e marcar o trabalho que Fundação Palmares realiza com as comunidades quilombolas.

Segundo a representante da FCP/RJ, Neia Daniel a idéia é mostrar a presença do poder público junto à comunidade para que as pessoas conheçam a realidade de uma comunidade quilombola. “Nossa intenção é chamar a atenção das autoridades locais para essas comunidades”, ressalta.

Comunidade de Santana – A comunidade quilombola de Santana está localizada no município de Quatis, no interior do Estado do Rio de Janeiro, a 144 km da capital. Em janeiro de 2006 viviam na comunidade 23 famílias.

Santana recebeu seu nome da Capela Sant´Ana, construída em 1867 pelos antigos escravos que viviam na Fazenda do Barão do Cajuru. Após a morte do Barão, suas terras ficaram para sua filha Maria Isabel de Carvalho. Depois da abolição da escravidão, no dia 8 de setembro de 1903, D. Maria doou um pedaço de terra para cada um de seus ex-escravos.

Em 1999 a comunidade recebeu da Fundação Cultural Palmares o título de propriedade de 828,12 hectares.

O que: I Encontro do Projeto “Quilombo Brasil”

Quando: 19 de outubro de 2013, à partir das 10 horas

Onde: Comunidade quilombola de Santana, no município de Quatis – Rio de Janeiro

Contato: fcp.rj@palmares.gov.br e/ou (21) 22203340

De |outubro 8th, 2013|Institucional, Notícia|Comments Off on Cultura quilombola é tema de atividade no Rio de Janeiro