Personalidades Negras – Oliveira Silveira

Oliveira Ferreira da Silveira nasceu em 1941 na área rural de Rosário do Sul, município do estado do Rio Grande do Sul. Filho de Felisberto Martins Silveira e de Anair Ferreira da Silveira, Oliveira graduou-se em Letras – Português e Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Foi pesquisador, historiador, Poeta, e um dos idealizadores da transformação do 20 de novembro, no dia da consciência negra no Brasil.

Na década de 1970, entre o fogo cruzado da ditadura militar surge o Grupo Palmares, composto por gaúchos que se reuniam com a proposta de estimular o Brasil a discutir sua identidade negra e a influência do racismo no país. Pensando nisso, Oliveira Silveira mergulhou em uma pesquisa profunda e detalhada sobre a história do negro no Brasil e o processo de resistência deste povo que nunca aceitou esta subjugação. Durante as pesquisas se deparou com a história do Quilombo dos Palmares, a resistência ao processo de escravização, o Líder “Zumbi do Palmares” e a data do seu assassinato, 20 de novembro.

A evocação da data  foi lançada nacionalmente em 1971 pelo grupo Palmares. Em 1978, o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial dá ao 20 de novembro a denominação de Dia Nacional da Consciência Negra.

Como escritor e poeta, publicou várias obras como “Germinou” em 1962 , “Poemas Regionais” em 1968, “Banzo, Saudade Negra” em 1970, “Decima do Negro Peão” em1974, “Praça da Palavra” em 1976, “Pelô Escuro” em 1977 e “Cinco Poemas em Cadernos Negros 3” em 1980. Participou ainda de uma coletânea de autores negros publicada na Alemanha e teve poesias registradas em revistas de universidades da Virgínia e da Califórnia, nos Estados Unidos.

Oliveira Silveira morreu em 1º de janeiro de 2009, aos 67 anos, em decorrência de câncer.

De |dezembro 18th, 2013|Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Oliveira Silveira