Personalidades Negras – Milton Santos

Considerado um dos mais importantes geógrafos do Brasil, Milton Almeida dos Santos, nascido no município baiano de Brotas de Macaúbas em 3 de maio de 1926, destacou-se por seus trabalhos, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no país ocorrida na década de 1970.

Santos foi alfabetizado pelos próprios pais e avós que eram professores primários. Aprendeu álgebra e a língua francesa e aos 13 anos foi professor de matemática no Instituto Baiano de ensino. Aos 15 lecionou geografia e aos 18 iniciou a graduação em Direito em Salvador. Formado, não deixou de se interessar pela Geografia, e fez concurso para professor catedrático no Colégio Municipal de Ilhéus.

Em 1958, concluiu seu doutorado na Universidade de Strasburgo, na fronteira da França com a Alemanha. Ao regressar ao Brasil, criou o Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais, mantendo intercâmbio com os mestres franceses. Após seu doutorado, teve presença marcante na vida acadêmica, em atividades jornalísticas e políticas de Salvador e da presidência da república na década de 1960.

De |dezembro 18th, 2013|Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Milton Santos