Personalidades Negras – Vovô do Ilê

Fundador do primeiro bloco afro da Bahia, o Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, conhecido como Vovô, tem como principal preocupação resgatar e divulgar a cultura negra e lutar pelo combate ao preconceito. Desde a criação do bloco em 1981 dedica-se exclusivamente a sua administração.

Antes, fez cursos técnicos de Patologia Clínica e, depois, de Engenharia Eletromecânica. Entre 1976 e 1981, trabalhou no Polo Petroquímico da Bahia. Hoje, é responsável pelo Projeto de Extensão Pedagógica e pela Escola Profissionalizante do Ilê, que desenvolve ações comunitárias e pedagógicas no bairro da Liberdade, onde está concentrada a maior parte da população negra de Salvador.

Com o Ilê Aiyê teve a oportunidade de conhecer diversos países, levando a cultura afro-baiana para muitos lugares do mundo. Contudo Vovô, apelido que lhe foi dado desde os 9 anos de idade, revela-se um homem simples, batalhador, determinado em suas convicções e bastante apegado às suas origens. A prova está no carnaval onde o bloco se destaca por suas cores, trajes que relembram os ancestrais africanos, contando através das músicas e danças a história de um povo forte, guerreiro.

Filho de Mãe Hilda, Vovô se mostra sempre como um mestre de garra, otimismo e determinação. Em seu discurso, ressalta que é necessária atenção quanto as formas atuais de discriminação. “Antes criticava-se o cabelo de trança, a roupa, a atitude. Hoje os afrodescendentes tem dificuldade de encontrar emprego, porque algumas empresa querem pessoas de “boa aparência”, uma forma branda de preconceito.

De |fevereiro 26th, 2014|Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Vovô do Ilê