Personalidades Negras – Paulo Paim

Nascido em Caxias do Sul, em 15 de março de 1950, Paulo Renato Paim é filho de um metalúrgico e uma dona de casa. Começou a trabalhar aos oito anos de idade, amassando barro em uma fábrica de vasos. Após concluir o curso primário ingressou no SENAI, onde se tornou metalúrgico, matrizeiro e ferramenteiro e, desde então, sentiu a necessidade de mudar o destino de sua vida.

Em 1981 foi eleito Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e reeleito no mandato subseqüente. Sua vida começou a fazer parte da história dos trabalhadores gaúchos e em 1982 foi eleito Presidente da Central Estadual de Trabalhadores do RS, organismo que congregava as forças do sindicalismo gaúcho. De 1983 a 1985 foi Secretário Geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Nacional e Vice-Presidente em 1985 e 1986.

Depois de 1986 Paim cresceu na política e se elegeu deputado federal pelo Rio Grande do Sul, onde foi reeleito em mais três mandatos consecutivos. Em 2002 tornou-se senador, cargo no qual permanece desde então. Entre seus principais feitos em pro da população negra brasileira está o Estatuto da Igualdade Racial, lei que visa a proibição da discriminação racial e que estabelece políticas para a redução das desigualdades sociais.

De |abril 8th, 2014|Notícia, Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Paulo Paim