Nota de Pesar

É com muito pesar que noticio o falecimento da professora e escritora Maria Helena Vargas da Silveira no último sábado no Hospital Pronto Norte em Brasília, DF, onde encontrava-se hospitalizada há duas semanas em decorrência de um AVC. Maria Helena Vargas ou HELENA DO SUL era uma grande amiga, mulher negra de sorriso farto e muita sabedoria.

 
“Diziam que aquela senhora era do avesso. (…) a estranha criatura desprezava os olhares de desaprovação das senhoras direitinha, sem avesso por fora… Recebia, na frente da cara os insultos de gente ordinária, que pensa que vale mais que os outros, só porque os outros não deixam seus avessos expostos. Mas a mulher não ligava para os alheios e seguia… ”

 

(Trecho retirado da obra: ROTA EXISTENCIAL – HELENA DO SUL 2007. SUL, Helena. Brasília, DF: Fundação Cultural Palmares, 2007, p. 34-35)

 

Assim era a Helena do Sul, “Uma Obá Contemporânea”; uma guerreira que não cansava a luta e seguia…de memória lúcida e sanidade total.

Dizia aquela mulher: “Papai é Maior. Ele que sabe quem sou eu”. Que o grande Pai e a Grande mãe a acolha com muito carinho.

Axé!
Iraneide Soares da Silva

De |janeiro 28th, 2009|Notícia|Comments Off on Nota de Pesar