Personalidades Negras – Jair Rodrigues


Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), em 6 de fevereiro de 1939. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira nos anos 1960, em programas de calouros e em 1962 gravou seu registro de estreia, um disco de 78 rotações. Em 1964, gravou seus dois primeiros LPs, “Vou de samba com você” e “O samba como ele é”. Seu maior sucesso no período foi a música “Deixa isso pra lá”, tida como precursora do rap no Brasil.

Ao longo de uma carreira que durou 57 anos, o cantor ficou conhecido pela versatilidade, pela irreverência e pela timbre marcante. Com sua voz forte, interpretou sucessos como “Deixa isso pra lá”, “Disparada”, “Tristeza”,  “O menino da porteira”, “Boi da cara preta” e “Majestade o Sabiá” e ficou conhecido também, pelo trabalho em parceria com Elis Regina com quem lançou, em 1965, o disco ao vivo “Dois na bossa”.

Nos últimos anos, Jair Rodrigues se dedicou a projetos com os filhos, em discos lançados por ele e também ao participar de homenagens para Elis Regina. Em 2012, participou de eventos que lembraram os 30 anos de morte da cantora. Realizou turnê para divulgar seu disco mais recente, “Samba mesmo”, que teve dois volumes lançados. Jair Rodrigues faleceu em maior de 2014, aos 75 anos, em Cotia.

De |maio 8th, 2014|Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Jair Rodrigues