Personalidades Negras – Dragão do Mar

Francisco José do Nascimento também conhecido como Dragão do Mar, nasceu em 15 de abril de 1839 em Fortaleza. Líder jangadeiro, Prático Mor e abolicionista, participou ativamente do Movimento Abolicionista Cearense, organização do estado pioneiro na abolição da escravidão. Entre suas principais ações, esteve o impedimento do comércio de escravizados nas praias do Ceará e a recusa ao transporte de navios negreiros que conduziam escravizados do Nordeste ao Sul do país.

Foi Major Ajudante de Ordens do Secretário Geral do Comando Superior da Guarda Nacional do Estado do Ceará. Símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão, foi homenageado pelo Governo do Ceará que deu seu nome ao Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura. Segundo o mesmo Governo, Francisco José do Nascimento e seus colegas foram ousados nas decisões que tomaram em nome da liberdade.

Francisco José do Nascimento faleceu em 5 de março de 1914 em Fortaleza. Além do Centro Cultural, o Dragão do Mar foi também homenageado com uma Escola Pública Estadual, localizada no bairro do Mucuripe, em Fortaleza e com uma Escola de Ensino Médio, fundada em 1955, com a missão de alfabetizar os filhos de pescadores que moravam na região naquela época. Em 2013, a Petrobras, por meio de sua subsidiária Transpetro, lançou ao mar um novo navio petroleiro construído em Pernambuco, em homenagem a Chico.

De |maio 19th, 2014|Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Dragão do Mar