Personalidade Negras – Solano Trindade

DivulgaçãoFilho de pai sapateiro e mãe operária e quituteira, Francisco Solano Trindade nasceu em Recife/PE, em 24 de julho de 1908, e desde criança, acompanhava as danças de pastoril e bumba-meu-boi da região. O contato com as manifestações culturais fez aflorar, no então menino Solano, a paixão pela poesia e arte.

Durante sua vida, Solano teve as mais variadas profissões. Foi operário, comerciário, funcionário público, jornalista, ator, pintor e teatrólogo. Morou no Rio de Janeiro na década de 40, depois em São Paulo. Solano se tornou um dos mais influentes poetas negros. Além dos versos, Solano também se dedicou a defender a liberdade e o resgate da cultura negra no país.

Um de seus poemas mais conhecidos, “Tem Gente com Fome”, foi musicado em 1975 pelo grupo Secos & Molhados. A canção foi proibida pela censura, sendo resgatada e gravada em 1980 por Ney Matogrosso, no álbum “Seu Tipo”. Mas, por causa do poema, em 1944, Solano foi preso e teve o livro “Poemas de uma Vida Simples” apreendido.

Solano impulsionou a criação de vários grupos artísticos, dentre eles o Teatro Experimental do Negro e o Teatro Popular Brasileiro. Com as artes cênicas Solano levou para a Europa a música, as cores, a poesia, e apresentou danças populares afro-brasileiras como o maracatu.

No teatro, foi Solano Trindade quem primeiro encenou a peça Orfeu, de Vinícius de Morais, em 1956. Como ator, trabalhou nos filmes Agulha no Palheiro, Mistérios da Ilha de Vênus e Santo Milagroso.

Trindade faleceu em 19 de fevereiro de 1974, aos 66 anos, no Rio de Janeiro.

De |julho 17th, 2014|Sem categoria|Comments Off on Personalidade Negras – Solano Trindade