Personalidades Negras – Mãe Stella

Stella de Azevedo dos Santos, conhecida como Mãe Stella, nasceu em 2 de maio de 1925, em Salvador. É a quarta filha de Esmeraldo Antigno dos Santos e Thomázia de Azevedo Santos. Mãe Stella é prestigiada por manter a tradição religiosa herdada da África e fazer do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá como um referencial para o candomblé.

Enfermeira e escritora, Mãe Stella foi iniciada, aos 13 anos, e recebeu orukó de Odé Kayodê, que dá início a sua trajetória religiosa. Em 1976, foi escolhida para ser a quinta yalorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, cargo de extrema importância.

Em 1987, Mãe Stella foi recebida com honras de líder religiosa, na comemoração da Semana Brasileira na República de Benin, na África. Já em 1999, ela conseguiu o tombamento (valor cultural reconhecido) do Ilê Axé Opô Afonjá pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Em 12 de setembro de 2013, Mãe Stella de Oxóssi recebeu o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia (ALB), assumindo a cadeira de número 33, que tem como patrono o poeta, escritor e abolicionista Castro Alves, sendo também ocupada pelo professor e historiador Ubiratan Castro. Sendo assim, a primeira mulher negra e mãe-de-santo a assumir o posto no país.

De |agosto 13th, 2014|Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Mãe Stella