Ciclo de Palestras tratará dos saberes intergeracionais no Vale do Jequitinhonha – MG

Os saberes e os costumes centenários dos povos tradicionais do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, serão abordados pelo coordenador do Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Minas Gerais, Rodrigo Ednilson de Jesus, nesta sexta-feira (05), durante a palestra Memória, juventude e saberes intergeracionais no Vale do Jequitinhonha. O evento faz parte da 3ª Edição do Ciclo de Palestras Conheça Mais Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio.

Constituído por 51 municípios o Vale do Jequitinhonha é considerada uma região rica em comunidades tradicionais ‒ indígenas, quilombolas e ribeirinhas ‒, e tem como importante característica a grande produção de arte e cultura. Nesse sentido, a proposta do coordenador é ressaltar os modos como acontecem a transmissão de saberes entre os membros dessas comunidades.

De acordo com ele, o Ciclo será uma possibilidade de valorizar, especialmente, as crianças como portadoras de memórias. “São elas que, ao aprenderem observando os mais velhos refazem o processo de cultura perpetuando os valores”, explicou o coordenador. Entre os exemplos que serão trabalhados pelo professor, estará o Boi de Janeiro, uma manifestação cultural local que envolve pessoas de todas as idades, mas que atrai muito os jovens. “Se trata de algo além de uma brincadeira. É um ritual com características simbólicas, identitárias e que pode ser considerado essencial à transmissão de memórias”, disse.

Coleção Conheça Mais – As exposições realizadas durante o Ciclo de Palestras serão convertidas em livros para compor a Coleção Conheça Mais.  As publicações visam atender à demanda por material didático na área de cultura afro-brasileira, de acordo com a Lei nº 10.639/2003. O papel didático-pedagógico das publicações é ser referência para pesquisas, estudos e reflexões sobre os mais diversos temas. As obras são distribuídas gratuitamente nas escolas e bibliotecas.

Acompanhe a Agenda do Ciclo de Palestras

SERVIÇO

O quê: Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio
Tema: Memória, juventude e saberes intergeracionais no Vale do Jequitinhonha
Palestrante: Rodrigo Ednilson de Jesus (FAE/UFMG)
Quando: 05 de setembro
Horário: 13h
Onde: Escola Estadual Chaves Ribeiro
Endereço: Rua Amazonas, Centro, Itaobim, Vale do Jequitinhonha – MG

De |setembro 4th, 2014|Destaque, Notícia|Comments Off on Ciclo de Palestras tratará dos saberes intergeracionais no Vale do Jequitinhonha – MG