Personalidades Negras – Lupicínio Rodrigues

Lupicínio Rodrigues nasceu em um bairro pobre, a Ilhota, no Rio Grande do Sul, no dia 16 de setembro de 1914. Foi o quarto filho de seu Francisco e dona Abigail. Lupi, como era conhecido entre os amigos, foi um cantor e compositor de grande importância para a Música Popular Brasileira.De estilo musical peculiar, as letras de suas cançõeseram marcadas por letras que contavam as histórias de suas desventuras amorosas. Lupi fazia questão de compor suas canções baseadas em casos de amor verídicos.

Aos 14 anos, compôs sua primeira música “Carnaval”.Ainda jovem, Lupicínio desfrutava da sua companheira inseparável, a boemia, o que desagradava seu pai. Aos 15 anos,alistou- se no Exército por ordem do pai e em 1933, Lupi foi promovido cabo e transferido para Santa Maria/RS, onde conheceu Iná, musa inspiradora de suas composições.

Em 1938, tornou-se nacionalmente conhecido com a canção “Se acaso você chegasse”. Já em 1939, conheceu no Rio de Janeiro, Francisco Alves, um dos seus principais intérpretes. Lupicínio se casou em 1949 com a gaúcha Cerenita Quevedo e abriu uma churrascaria (o primeiro de uma série de bares e restaurantes que ele viria ter), conciliando assim o que ele mais amava: a música e a boemia.

A obra musical de Lupicínio conta com cerca de 150 canções gravadas que tiveram diversos intérpretes, entre esses, cantoras como, Maria Bethânia, Elza Soares e Zizi Possi. Lupicínio Rodrigues se destacou pela autoria do Hino do Grêmio. Em 27 de agosto de 1974, em Porto Alegre – RS, aos 59 anos, ele faleceu em decorrência de problemas no coração.

De |setembro 11th, 2014|Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Lupicínio Rodrigues