Personalidades Negras – Emanoel Araújo

Emanoel Alves de Araújo nasceu em 15 de novembro de 1940, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Emanoel nasceu em uma tradicional cidade baiana, cujo cenário o inspirou em algumas obras. Escultor, desenhista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo, Emanoel é um dos principais colaboradores para a preservação da história e cultura afro-brasileira.

Morando em Salvador, na década de 60, Emanoel Araújo matriculou-se na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, onde teve aulas de gravura. Realiza sua primeira exposição individual em 1959. Foi premiado com medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença, na Itália, em 1972. No mesmo ano foi para os Estados Unidos, a convite do Departamento de Estado, da Bahia, onde ampliou seus conhecimentos museológicos através de visitas aos museus de arte americana, chinesa, europeia e afro-americana.

O artista plástico foi diretor do Museu de Arte da Bahia de 1981 a 1983. Nos anos 90, Emanoel liderou a reestruturação na Pinacoteca do Estado de São Paulo, transformando o prédio num dos principais museus do país. Foi diretor do local entre 1992 e 2002. Por iniciativa dele, nasceu o ‘Museu Afro Brasil’. Museu que entrelaça História, Memória, Cultura e Contemporaneidade. O acervo possui obras da coleção particular de Emanoel.

Realizou várias exposições individuais e coletivas por todo o Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão. Suas obras destacam-se pelas grandes dimensões, pelos relevos, pelas formas integrantes nas edificações urbanas e por serem tridimensionais.

De |novembro 14th, 2014|Institucional, Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Emanoel Araújo