Personalidades Negras – Martinho da Vila

Martinho José Ferreira nasceu em Duas Barras, Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de 1938. Filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande foi para a cidade do Rio de Janeiro com apenas quatro anos. Ativista cultural foi membro do Conselho Estadual de Cultura e da Comissão de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura – MinC.

O artista surgiu em 1967, no III Festival da Record, onde apresentou o partido-alto “Menina Moça”, e no ano seguinte, lançou o clássico “Casa de Bamba”, seu primeiro sucesso. Em 1969, gravou o LP “Martinho da Vila” que atingiu o primeiro lugar na parada musical daquele ano. Consagrou-se como primeiro sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas em tempo recorde.

Martinho foi o responsável por trazer os primeiros artistas africanos ao Brasil, por meio do projeto O Canto Livre de Angola, no ano de 1982. Liderou também o Grupo Kizomba, promotor dos pioneiros encontros internacionais de arte negra. Em 1965, transferiu-se para escola de samba, Unidos de Vila Isabel, onde os enredos mais consagrados são de autoria dele.

O Da Vila, como ficou conhecido pelos sambistas, criou vários temas para desfiles, dentre os quais Kizomba, a Festa da Raça está entre os mais memoráveis da história dos carnavais e garantiu para a Vila, em 1988, seu consagrado título de Campeã do Centenário da Abolição da Escravatura. A contribuição de Martinho para a cultura negra não parou por aí. Ele idealizou, em parceria com o Maestro Leonardo Bruno, o Concerto Negro, espetáculo sinfônico que destaca a participação do negro na música erudita.

É um legítimo representante da Música Popular Brasileira, com várias composições gravadas por cantores e cantoras de diversas vertentes musicais, intérpretes consagrados no Brasil.

Literatura – Nacionalmente conhecido como sambista, Martinho da Vila também é escritor. Sua obra conta com 13 livros publicados, além de artigos para os jornais O Globo, Folha de São Paulo, O Estadão, diversas revistas e, durante dois anos, foi cronista semanal do Jornal O Dia.

De |novembro 25th, 2014|Institucional, Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Martinho da Vila