Personalidades Negras – Patrice Lumumba

Líder da luta pela emancipação do Congo, Patrice Lumumba foi também o Primeiro Ministro da República após a independência do país em 1960. Fundador do Movimento Nacional Congolês, articulou a criação de um Estado independente, laico e unitário a partir da estruturação de políticas com foco na superação das diferenças tribais e criação de um sentimento nacional.

Nascido em 02 de junho de 1925, em Sancuru, província de Kasai, uma das regiões mais pobres do Congo Belga, estudou em colégios de missionários católicos e protestantes. Trabalhou no correio, onde deu início às suas atividades políticas. Foi membro de movimentos indígenas e associações que o levaram a militar em favor dos ideais igualitários, anti-imperialista e pacifista.

Considerado mártir do nacionalismo africano, teve como marca suas aspirações de paz e de justiça social a partir de movimentos de resistência. Em países africanos, asiáticos e na América Latina, diferentes gerações de revolucionários têm Lumumba como herói. Sue legado se mantém atual e inspira novas lutas pela emancipação dos povos em todo o mundo.

De |janeiro 8th, 2015|Institucional, Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Patrice Lumumba