Iniciativa discute questões relacionadas à mulher negra latino-americana e caribenha

A partir de hoje (22), começa a oitava edição do Festival Latinidades, uma iniciativa que procura discutir questões relacionadas à mulher negra latino-americana e caribenha. Neste ano, o evento traz como tema principal o cinema negro e irá debater o protagonismo e a representação das mulheres negras no audiovisual.

A abertura do evento contou com a presença da presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, que integrou a mesa de debates do Festival. Entre as outras personalidades convidadas, estão mulheres de grande relevância no cenário nacional, como a Iyalorixá do Ilê Axé Oxum Karê (Mãe Beth de Oxum), a Coordenadora-executiva do Centro de Estudos das Relações e Trabalho e Desigualdades (Cida Bento) e a consultora para o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e Subcomissão de Diversidade da Petrobras (Wania Sant’Anna).

Sob o viés da cultura e da educação e com o objetivo de compreender as interações no combate ao racismo e na valorização de identidades negras, Cida Abreu falou sobre como as diferentes práticas culturais negras transmitem saberes e recriam identidades. Nesse sentido, ressaltou a importância do conhecimento transmitido verbalmente de uma geração para outra. “A tradição oral, além de fortalecer as relações entre as pessoas e as comunidades, cria uma rede de transmissão de tipos distintos de conhecimento e de modo de vida”, explicou.

O festival, apoiado pela Fundação Cultural Palmares, segue até o próximo domingo, dia 26, com exposições, shows e exibições de filmes. A coordenadora das atividades formativas do festival, Bruna Pereira, explica que o tema deste ano é importante, porque há dificuldade em ter acesso à produção cinematográfica e audiovisual de negros e negras. “O festival busca dar visibilidade a esse trabalho. Entendemos que isso é fundamental para combater ao racismo e para divulgação de ideias e de produção cultural da população negra”, explica Pereira.

Confira a programação completa: http://www.afrolatinas.com.br/programacao/

Fundação Cultural Palmares
Com informações do Ministério da Cultura

Veja as fotos do evento:

De |julho 22nd, 2015|Notícia, Secundária|Comments Off on Iniciativa discute questões relacionadas à mulher negra latino-americana e caribenha