ONU e governo do Brasil lançam a Década Internacional de Afrodescendentes

Ontem, dia 22 de julho, foi oficialmente lançada no Brasil a Década Internacional de Afrodescendentes. Com o tema “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o período de 2015 a 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes. Seu objetivo principal é promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos povos afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Década é também uma oportunidade para reconhecer a contribuição significativa dos povos afrodescendentes às nossas sociedades, bem como propor medidas concretas para promover sua inclusão total e combater todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e qualquer tipo de intolerância relacionada. A Presidenta da Fundação Cultural Palmares ressaltou que esse deve ser um momento de consolidação de políticas públicas de afirmação racial.

Proclamada pela resolução 68/237 da Assembleia Geral, a Década Internacional de Afrodescendentes proporciona uma estrutura sólida para as Nações Unidas, os Estados-membros, a sociedade civil e todos os outros atores relevantes para tomar medidas eficazes para a implementação do programa de atividades no espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento. O período também é uma oportunidade única de apoiar o Ano Internacional de Povos Afrodescendentes, observado pela comunidade internacional em 2011.

Plataforma – www.decada-afro-onu.org – Informações completas sobre a Década, incluindo vídeos, fotos, notícias e eventos, no Brasil e em diversos países do mundo.

Fundação Cultural Palmares
Com informações da Organização das Nações Unidas

De |julho 23rd, 2015|Notícia, Secundária|Comments Off on ONU e governo do Brasil lançam a Década Internacional de Afrodescendentes