Palmares

                                       Webmail    Mapa do Site    Fale Conosco
Ferramenta de Pesquisa





Conteúdo do Portal

Pathway


Balaio das Yabás

quarta-feira, by tiago.cantalice

A Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal (ARQPEDRA), no dia 12 de dezembro de 2015, realizará mais uma edição do Balaio das Yabás, celebrando os 10 anos de certificação da comunidade de Pedra do Sal como remanescente de quilombo, cedida pela Fundação Cultural Palmares (FCP) e os 31 anos do tombamento da Pedra do Sal como monumento histórico e religioso pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), órgão subordinado à Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro. O Balaio das Yabás integra o projeto Sal do Samba -Tributo a Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô, criado em 2000.

A comunidade da Pedra do Sal, situada no bairro da Saúde, já é parte do calendário cultural e turístico da cidade do Rio de Janeiro. Seu território foi reconhecido e demarcado pelo Município através da Lei Municipal nº 5.781, de 2014, que criou a Área de Especial Interesse Cultural Quilombo Pedra do Sal, regulamentada pela Lei Complementar nº 149, do mesmo ano, que inseriu os territórios quilombolas e as terras indígenas no Plano Diretor Ambiental e Urbanístico da Cidade do Rio de Janeiro.

Essa comunidade da região portuária carioca é integrante do grande território simbólico conhecido como “Pequena África”, pois era na Pedra do Sal, ao pé do Morro da Conceição, nas cercanias da Praça Mauá, que os negros eram negociados como escravos logo que desembarcavam no Porto do Rio de Janeiro. Foi lá também que, mais tarde, livres, eles fizeram seu ponto para rituais, cultos religiosos, batuques e rodas de capoeira. Juntamente com o Cais do Valongo e o Instituto dos Pretos Novos, o Quilombo Pedra do Sal forma o tripé base da candidatura do Sitio Arqueológico Cais do Valongo à Patrimônio da Humanidade junto à UNESCO.

 

 


0 Comentários



Setor Comercial Sul - SCS
Quadra 02, Bloco C, nº 256 - Edifício Toufic - CEP 70.302-000 - Brasília - DF
Telefones: (61) 3424-0100

2016 - Fundação Cultural Palmares

(Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0 Brasil)


Retornar ao Topo do Portal