Revisão das metas do Plano Nacional de Cultura

Foi prorrogada a consulta pública para a 1ª fase de revisão das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), que ficará aberta até o dia 15 de fevereiro de 2016, para contribuições qualitativas que possam aperfeiçoar o trabalho proposto pelo Grupo de Trabalho (GT MINC PNC) do Ministério da Cultura. Para participar basta entrar no sítio eletrônico (clique aqui) do processo de consulta pública.

O PNC, instituído pela Lei nº 12.343/2010, teve publicado, em 2012, um conjunto de metas aprovadas no final do ano anterior, também a partir do diálogo com a sociedade, com o objetivo não só de divulgá-las, mas de estimular os diversos atores socais a acompanhar sua implementação.

O Plano, que tem um escopo de 10 anos, foi estruturado sobre as três dimensões complementares da cultura (simbólica, cidadã e econômica), as quais, por sua vez, se desdobraram em 53 metas, que visam contemplar a diversidade cultural brasileira e dialogar com temas variados, como o da criação, fruição, circulação, difusão e consumo; educação, pesquisa e produção de conhecimento; e gestão pública, articulação federativa e participação social.

No momento, o PNC encontra-se na metade desse percurso e foi consenso, no MinC, que era hora de submetê-las a uma revisão. São 53 metas complexas e revisá-las é olhar o que está faltando. É o momento de repactuar e para isso é preciso, novamente, ouvir a sociedade.

Nós, da Fundação Cultural Palmares, achamos de suma importância a assunção do protagonismo da sociedade civil e a ocupação de espaços abertos para sua participação. Dessa forma, convidamos a todas e todos artistas, agentes e fazedores culturais que se dedicam às diversas expressões da cultura afro-brasileira a participar deste processo de revisão das metas do Plano Nacional de Cultura, apresentando propostas que promovam e deem visibilidade à cultura negra brasileira.

O sítio eletrônico possui explicações sobre como participar, mas persistindo as dúvidas, envie e-mail para: revisaopnc@cultura.gov.br.

De |janeiro 25th, 2016|Notícia, Secundária|Comments Off on Revisão das metas do Plano Nacional de Cultura