O carnaval é o maior evento da indústria do entretenimento do Brasil

O carnaval é o maior evento da Indústria do Entretenimento do Brasil

O carnaval movimenta o turismo e a economia do Brasil. Vários pontos das cidades passam a transpirar a cultura carnavalesca de música e alegria. Contudo, a pesar da festa estar condicionada a fevereiro, a indústria do entretenimento, através das músicas, fantasias, dança, exposições, dentre outros, podem movimentar a economia o ano todo.

Diante deste cenário, a Fundação Cultural Palmares assumiu o compromisso com a comunidade carnavalesca de dar sequência à discussão iniciada na Audiência Pública da Cadeia Produtiva do Carnaval, realizada pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, no dia 25 de junho de 2013, a partir da demanda de diversos setores do carnaval brasileiro.

Neste sentido de posse do resultado da Pesquisa encomendada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, proposta pelo Grupo de Trabalho criado a partir da Audiência Pública da Cadeia Produtiva do Carnaval, sistematizamos e estamos propondo uma discussão onde os atores dos diversos segmentos da cadeia produtiva do carnaval possam apontar as diretrizes para a construção de um Plano Nacional para a Cadeia Produtiva do Carnaval.

Na ocasião estamos convocando todos os órgãos do Governo Federal que dialogam com as demandas apontadas no estudo realizado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação – MCTI, sob a coordenação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, para que estes apresentem os Programas, Projetos e Ações do Governo Federal que possam contribuir com a construção do Plano Nacional da Cadeia Produtiva do Carnaval.

Esta discussão será aprofundada no “Seminário Nacional da Cadeia Produtiva do Carnaval” acontecerá na cidade do Rio de Janeiro no mês de junho, e possibilitará a discussão sobre o referido tema, dentro da perspectiva do Fomento, Inovação Tecnológica, Comunicação, Direito Autoral e de Imagem, Infraestrutura Cultural e Sustentabilidade Financeira entre outros, já estão mobilizados para esta atividade 21 Estados. Está programada ainda no mês de março a Reunião Preparatória do Seminário, que já conta com a Universidade Federal Fluminense – UFF, como parceira para a realização dos eventos.

Leia o Manifesto do Carnaval ao Povo Brasileiro

De |fevereiro 5th, 2016|Notícia|Comments Off on O carnaval é o maior evento da indústria do entretenimento do Brasil