Jovens da CRQ Pé do Morro ingressam no ensino superior

A Comunidade Remanescente de Quilombo (CRQ) Pé do Morro, localizada em Aragominas – TO, nos dois últimos anos viu 20 de seus membros ingressarem na Universidade Federal de Tocantins (UFT), no campus de Araguaína. Quem nos contou esse fato foi o Sr. Francisco Edimar de Oliveira, representante da comunidade.

A Fundação Cultural Palmares (FCP) tomou conhecimento do caso quando o Sr. Edimar veio solicitar o acesso de 16 pessoas da comunidade de Pé do Morro ao Programa de Bolsa Permanência, ação do governo federal englobada pelo Programa Brasil Quilombola e benefício garantido, dentre outros públicos, aos estudantes pertencentes a comunidades certificadas pela FCP como remanescentes de quilombo que se encontram matriculados em instituições federais de educação superior (IFES).

Somando o número de bolsas permanência já concedidas a membros desta CRQ, certificada desde 2010, ao agora solicitado, a comunidade de Pé do Morro possui 20 de seus filhos/as matriculados em IFES, o que faz dela a CRQ com o maior número de pessoas vinculadas a algum curso de nível superior em instituição federal de ensino.

Para o Sr. Edimar é uma satisfação ver seus conterrâneos estudando em cursos tão variados quanto Turismo, Biologia, Química, Física, História, Logística, Matemática, Letras e Zootecnia.

“Isso é uma coisa que pode trazer benefícios para a comunidade como um todo. Ter pessoas formadas, engenheiros, professores. Coisas que eu não via e me emociona de ver agora.”, confessa.

Segundo o Sr. Edimar, a comunidade não conta com escolas de ensino médio, sendo necessário o deslocamento até a cidade de Aragominas-TO. Existe um ônibus que realiza esse transporte, mas hoje em dia tem mais gente da comunidade cursando o ensino médio do que a capacidade do veículo comporta.

O campus onde são ofertados os cursos nos quais estão matriculadas os 20 membros da CRQ Pé do Morro fica no município de Araguaínas, a 42km de distância da comunidade. A bolsa permanência contribui para que esses alunos não desistam de seus cursos por causa de alguma dificuldade financeira, já que terão que arcar com algumas despesas, como transporte, alimentação e moradia.

Programa de Bolsa Permanência

Trata-se da concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Seu valor, estabelecido pelo Ministério da Educação, é equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica, atualmente de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Para os estudantes indígenas e quilombolas, é garantido um valor diferenciado, igual a pelo menos o dobro da bolsa paga aos demais estudantes, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.

De |abril 8th, 2016|Notícia|Comments Off on Jovens da CRQ Pé do Morro ingressam no ensino superior