Palmares

                                       Webmail    Mapa do Site    Fale Conosco
Ferramenta de Pesquisa





Conteúdo do Portal

Pathway


Mato Grosso do Sul recebe Palmares Itinerante

sexta-feira, by Ascom

Ouvir representantes de comunidades quilombola, dos movimentos negros e de mulheres negras, da capoeira, de comunidades de matrizes africanas e da sociedade em geral. Com essa perspectiva, a Fundação Cultural Palmares está realizando o evento Palmares Itinerante em Campo Grande (MS), nestas terça e quarta-feira.
 
Entre os participantes estão Erivaldo de Oliveira, presidente da instituição, e Juvenal Araújo Junior, secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Os dois participaram da mesa de debate da manhã desta terça-feira, junto com Rose Modesto, vice-governadora do Mato Grosso do Sul; Nilde Brum, secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande; Ilza Mateus de Souza, secretária de Educação do município; e da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Norma Dari.
 
Nas discussões, foram abordadas questões relacionadas ao cotidiano, necessidades e aspirações dos povos tradicionais. As informações levantadas servirão para ajudar na formulação de políticas do poder público.
 
No mesmo dia, o presidente da Fundação Palmares visitou a Comunidade Quilombola Urbana Tia Eva. Erivaldo de Oliveira será acompanhado de lideranças quilombola da Tia Eva, São João Batista e Buriti. 
 
Na manhã desta quarta-feira (15), haverá novo debate sobre planejamento 2017/2018 das instituições presentes. Participam Erivaldo de Oliveira, Juvenal Araújo Junior, Nilde Brum, subsecretário de Políticas para Juventude, Diego Mariano, e da coordenadora da Subsecretaria de Direitos Humanos e Cidadania e coordenadora de igualdade Racial de Campo Grande, Rosana Assunção. Na tarde de quarta, acontece nova visita a comunidades, desta vez à Quilombola Rural Chácara do Buriti e a São João Batista.
 
Instituições
 
O evento Palmares Itinerante tem a finalidade de aproximar a Fundação das comunidades, ampliando o diálogo com essas populações. Fazem parte do evento instituições como Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), Federação Nacional Quilombola (Fenaq), Fórum Permanente do Movimento Negro (FPEMN) e Coletivo de Mulheres Negras Raimunda Luzia de Brito.
 
Outras instituições que participam são: Fórum de Capoeira do Mato Grosso do Sul (FCMS), Federação dos Cultos Afros e Ameríndios do Mato Grosso do Sul (Fecams), Grupo de Mulheres Negras em Ação na Comunidade Tia Eva (GMUNE), Coordenação Estadual das Comunidades Negras do Mato Grosso do Sul (Conerq), Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial de Mato Grosso do Sul (Forpeder). 
 

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

 


0 Comentários



Setor Comercial Sul - SCS
Quadra 02, Bloco C, nº 256 - Edifício Toufic - CEP 70.302-000 - Brasília - DF
Telefones: (61) 3424-0100

2017 - Fundação Cultural Palmares

(Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0 Brasil)


Retornar ao Topo do Portal