Fundação Palmares e IFB promovem cursos. Inscrições estão abertas

Por Emiliane Saraiva Neves

 

A Fundação Cultural Palmares formalizou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, por meio de Termo de Execução Descentralizada, para realização de Curso de Extensão em Assistente em Design e Produção de Moda com Referência à Matriz Africana.

O curso é referente ao Projeto de Implantação de Núcleos de Formação de Agente Cultural da Juventude Negra – NUFAC (Curso de Formação Profissional na Área da Cultura para Jovens Negros e Negras). Contou também com o apoio da emenda parlamentar da deputada federal Erika Kokay para a sua realização.

Será ofertado no Campus de Taguatinga, oportunizando principalmente a participação das comunidades tradicionais e de terreiros do Distrito Federal.

Será abordado conhecimentos teóricos e práticos acerca de projetos de moda. Exposições e acervos afros serão visitados para que os alunos tenham contato direto com produções artísticas com o objetivo de contribuir com a formação de repertório.

Entre as várias disciplinas presentes no cronograma estão: História e cultura afro-brasileira; Leitura e confecção de textos; História do vestuário com ênfase na matriz africana; Planejamento de coleção; História do vestuário com ênfase na matriz africana. As aulas práticas serão em laboratórios de desenho, modelagem e costura.

Turma do Curso de Extensão em Assistente em Design e Produção de Moda com Referência à Matriz Africana

A professora Juliana Rangel, uma das coordenadoras do projeto, explicou que o currículo proposto foi formulado a partir das demandas trazidas pela própria comunidade. “Está sendo um projeto realmente direcionado com o objetivo de contribuir para o empoderamento da cultura de matriz africana”, disse. As inscrições aconteceram segunda-feira (3)  e o curso terminará dia 6 de outubro.

Curso de jogos analógicos e digitais – inscrições abertas

A parceria entre a Fundação Palmares e a IFB também traz o Curso de Extensão em Desenvolvimento de Jogos Analógicos e Digitais juntamente com o Coletivo da Cidade. Estão sendo oferecidas 50 vagas e as aulas serão ministradas segundas, quartas e sextas no período vespertino (13h50 às 17h30).

Todas as vagas deste curso são destinadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos e que tenham concluído pelo menos o 8º ano do Ensino Fundamental. O curso será ministrado nas dependências do campus Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB), localizado na Área Especial n° 01, quadra 16, na Cidade do Automóvel. As inscrições começaram dia 04 e vão até o dia 13/04.

As informações sobre como concorrer a uma vaga e o período do sorteio podem ser encontrados no site do Coletivo da Cidade Também estão previstas no Campus do Gama o Curso de Extensão de Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças.

 

De |abril 5th, 2017|Notícia, Secundária, Sem categoria|Comments Off on Fundação Palmares e IFB promovem cursos. Inscrições estão abertas