Palmares

                                       Webmail    Mapa do Site    Fale Conosco
Ferramenta de Pesquisa





Conteúdo do Portal

Pathway


Palmares certifica cinco novas comunidades Quilombolas em Minas Gerais.

quarta-feira, by Ascom

Nessa terça (16) A Fundação Cultural Palmares, representada por Vanderlei Lourenço, Coordenador Geral do Centro Nacional de Informação e Referência da cultura Negra (CNIRC) esteve presente no lançamento do projeto “Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória”.  teve início em janeiro de 2014, envolvendo 59 comunidades quilombolas de quatro municípios: Berilo, Chapada do Norte, Minas Novas e Virgem da Lapa e cerca de 1.200 quilombolas, que participaram cantando, dançando e rememorando suas histórias e a de seus antepassados. Nos quatro municípios pesquisados, a equipe participou de festas, encontros, apresentações marcadas especialmente para esses registros. Foram captadas cerca de 150 horas em vídeo, entrevistas e manifestações culturais, além de um grande acervo fotográfico.

O evento também contou com a entrega de certificados, pela Fundação Palmares, às comunidades remanescentes de quilombos Córrego da Tolda e Água Suja, de Chapada do Norte, Barra do Ribeirão e Sanim, de Berilo, Vendinha, Galego e Córrego dos Macacos, de Capelinha e Veredinha. Representou as comunidades a integrante da Comissão das Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha (Coquivale), Maria do Rosário. Além dela, estiveram presentes à cerimônia integrantes da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais – N’Golo e moradoras das comunidades certificadas. Participou da cerimônia, também, o vice-prefeito de Minas Novas, José Felipe Mota Coelho.

“É muito importante essa certificação, é o principal documento que nós temos para provar principalmente às secretarias municipais, acaba sendo uma ferramenta de trabalho importante para cada família quilombola. Ela estreita a nossa força para conseguir que as políticas públicas cheguem até nós”.  Relata, Maria Aparecida Machado e Silva.


0 Comentários



Setor Comercial Sul - SCS
Quadra 02, Bloco C, nº 256 - Edifício Toufic - CEP 70.302-000 - Brasília - DF
Telefones: (61) 3424-0100

2017 - Fundação Cultural Palmares

(Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0 Brasil)


Retornar ao Topo do Portal