Palmares

                                       Webmail    Mapa do Site    Fale Conosco
Ferramenta de Pesquisa





Conteúdo do Portal

Pathway

  • Página Inicial
  • Banner
  • Espetáculo Musical “Cartola, o Mundo é um Moinho” será apresentado gratuitamente em Maceió

Espetáculo Musical “Cartola, o Mundo é um Moinho” será apresentado gratuitamente em Maceió

quarta-feira, by Ascom

 

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO

Dia 06 e 07 de julho, no Teatro Gustavo Leite em Maceió, o Ministério da Cultura e Rede apresentam o Musical “Cartola, o Mundo é um Moinho”.  O espetáculo já foi assistido por mais de 70 mil pessoas. A estreia da turnê no estado de Alagoas será a apresentação nos dois dias com entrada gratuita. As sessões serão iniciadas às 20h. O teatro se localiza na Rua Celso Piatti, s/n – Jaraguá, Maceió.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos números: (82) 999022-7988 / 99668-0052 / 3221-7549.

 

SINOPSE

A dramaturgia retrata a quadra de Escola de Samba em processo criativo, para o desenvolvimento do Desfile de Carnaval que levará à avenida em seu enredo e alegorias a vida e obra do mestre Cartola. Para explicar aos seus componentes sobre o tema do enredo, o Carnavalesco inicia a história que permeia fatos importantes da vida do cantor e compositor, em meio a conflitos cotidianos de uma agremiação carnavalesca, pautados pelas canções de Cartola.

No elenco 18 atores, 08 músicos e 100 profissionais envolvidos diretamente. O espetáculo conta ainda com a participação de artistas que possuem relevância no universo proposto.

 

ANGENOR DE OLIVEIRA

Nascido em 11 de outubro de 1908 no Rio de Janeiro, viveu até 30 de novembro de 1980. Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, Cartola nasceu no bairro do Catete, mas passou a infância no bairro de laranjeiras. Criou o Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo em 1928 fundou a Estação Primeira de Mangueira. Sua vida é referência em superação.

Cartola gravou o primeiro de seus quatro discos solo e sua carreira tomou impulso com o sucesso de seus LPs, fazendo shows por diversas cidades brasileiras e mantendo o ritmo de trabalho até o final de sua vida, em 1980.

 

CONCEPÇÃO E 100 ANOS DO SAMBA

Para formarmos O Elenco do Espetáculo Musical “Cartola, o Mundo é um Moinho”, realizamos audições no primeiro semestre do ano de 2016 na cidade de São Paulo, divulgadas em todo o território nacional com o objetivo de revelar novos talentos. A proposta destas audições foi a de revelar talentos escondidos pelo país, sendo exclusivamente formada por atores/atrizes negros, que historicamente foram os criadores e difusores do ritmo, além de convidarmos artistas de relevância no cenário artístico brasileiro, Flávio Bauraqui e Vigínia Rosa.

Em 2007 o Samba ganhou o “tombamento imaterial”, as matrizes do samba carioca – samba de terreiro, partido-alto e samba-enredo – foram registradas oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro de Registro das Formas de Expressão.

“Cartola, o Mundo é um Moinho” é a resposta artísticas para a sociedade, mostrando que a Cultura Negra teve sim a importância cultural, a maior riqueza artística ao longo dos Cem anos de Samba é “Negra” e nos orgulhamos disso.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Musical – Musical “Cartola, o Mundo é um Moinho”

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *



Setor Comercial Sul - SCS
Quadra 02, Bloco C, nº 256 - Edifício Toufic - CEP 70.302-000 - Brasília - DF
Telefones: (61) 3424-0100

2017 - Fundação Cultural Palmares

(Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0 Brasil)


Retornar ao Topo do Portal