Presidente da Palmares recebe representantes Quilombolas

Nesta terça-feira (25), o presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, recebeu representantes da Comunidade Itambé, da Chapada dos Guimarães (MT) e da Comunidade Quilombola Córrego do Meio, do município de Paula Cândido, em Minas Gerais.

A Comunidade Córrego do Meio, que existe há mais de 200 de anos, celebra há 129 anos a Festa do Rosário de Airões. A festividade acontece sempre no mês de outubro. Foi entregue nesta tarde ao presidente Erivaldo o convite para a edição deste ano. A 129ª Festa de Nossa Senhora do Rosário acontecerá no dia 15 de outubro e o cortejo começará às 13h, logo após a Celebração Eucarística e Coroação.

Com ajuda da Fundação, por meio do prêmio do Edital Ideias Criativas, em 2013, a comunidade conseguiu construir o Centro de Cultura da Congo. Antônio Matias Celestino, conhecido como Mestre Boi e que dança congo há 60 anos, relata que a comunidade também preserva a Folia de Reis e a Folia de São Sebastião.

A data da visita coincidiu com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Natália de Lurdes e Luíza Gomes, quilombolas que acompanham a comitiva que hoje conversou com o presidente, representam a importância da força da mulher negra no nosso país. Vieram buscar meios para ajudar suas comunidades a acessarem as políticas públicas existentes. Natália falou sobre a necessidade de mais apoio e investimento na formação acadêmica das mulheres negras brasileiras. Luíza complementou dizendo que mesmo aquelas que já são formadas no Ensino Superior, que já têm suas carreiras consolidadas, sofrem com discriminação e rótulos preconceituosos.

Ambas comunidades já receberam sua Certificação de Autodefinição expedidas pela Fundação e vieram a Brasília para acompanhar o processo de titulação das terras, que foi recebido no Incra (O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

De |julho 25th, 2017|Notícia|Comments Off on Presidente da Palmares recebe representantes Quilombolas