Palmares

                                       Webmail    Mapa do Site    Fale Conosco
Ferramenta de Pesquisa





Conteúdo do Portal

Pathway


Festa da Boa Morte movimenta cidade baiana de Cachoeira

sexta-feira, by Ascom

A cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, será palco, do próximo domingo, 13 de agosto, até quinta-feira (17), da tradicional Festa da Boa Morte. Considerado um dos eventos mais importantes do calendário religioso da Bahia, é organizado pela Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, fundada há mais de 200 anos. Em 2010, a celebração recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Bahia.

As irmandades como a de Nossa Senhora da Boa Morte começaram quando ex-mulheres escravizadas se reuniram para conseguir a alforria ou ajudar na fuga de outros escravizados. Embora independente a partir de 1822, o Brasil permaneceu escravocrata, o que contribuiu para a proliferação das irmandades no século 19.

Durante os festejos, turistas de todo o país chegam a Cachoeira para acompanhar não só as manifestações religiosas, como programas culturais e gastronômicos.

A programação tem início às 18h30 do domingo, com a saída do corpo de Nossa Senhora da Boa Morte da Capela de Nossa Senhora d’Ajuda em procissão pelas principais ruas da cidade. Às 19h, acontece a missa pelas almas das irmãs falecidas na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte. Às 21h, começa a Ceia Branca na Sede da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte.

O evento prossegue na segunda, às 19h, com a Missa de Corpo Presente de Nossa Senhora na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte. Às 21h, tem início a Procissão do Enterro de Nossa Senhora da Boa Morte.

Na terça-feira (15), às 6h, outro momento esperado, na Alvorada com Fogos de Artifício. Às 10h, ocorre a Missa Solene da Assunção de Nossa Senhora, na Igreja Matriz. Às 11h, é realizada a Procissão Festiva em Homenagem a Nossa Senhora da Glória. Às 12h, no Largo d’Ajuda, tem valsa e samba de roda. Às 13h, irmãs, convidados e comunidade se reúnem na sede da irmandade para um almoço. Às 16h, a música volta ao programa, novamente com samba de roda no Largo d’Ajuda.

Na quarta-feira (16), o prato principal é o Cozido, seguido do samba de roda, no Largo d’Ajuda, às 18h. A programação acaba na quinta-feira, novamente com culinária e som, às 18h, com o Caruru seguido de samba de roda.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *



Setor Comercial Sul - SCS
Quadra 02, Bloco C, nº 256 - Edifício Toufic - CEP 70.302-000 - Brasília - DF
Telefones: (61) 3424-0100

2017 - Fundação Cultural Palmares

(Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0 Brasil)


Retornar ao Topo do Portal