Futebol africano marca presença na Copa da Rússia

Texto: Wallison Braga.

Fotos: divulgação. Foto externa: Seleção da Nigéria. Foto interna: jogador Sadio Mané, do Senegal. 

A poucos dias do começo da Copa do Mundo da Rússia, a Fundação Cultural Palmares (FCP) entra no clima da competição e publica textos dedicados a uma das paixões nacionais: o futebol. Nada melhor que o futebol africano para retratar um pouco da historia desse mundial que acontece nas próximas semanas.

A abertura do torneio será no dia 14 de junho, quinta-feira, às 12h, diretamente de Moscou, com o jogo Rússia X Arábia Saudita. O Brasil faz sua estreia no Mundial no dia 17, domingo, às 15h, em uma partida contra a Suíça, na cidade de Rostov.

Ao todo, 32 seleções vão disputar a taça da FIFA entre os dias 14 de junho á 15 julho. Neste ano, se classificaram 14 países da Europa, cinco da América do Sul, cinco da Ásia, cinco da África e três da América Central e do Norte. Esta classificação acontece pelo processo de eliminatórias da Copa, no qual as seleções nacionais disputam uma série de partidas. O método é utilizado para poder escolher 32 times entre os cerca de 200 países.

A participação do continente africano em campeonatos mundiais teve inicio na segunda edição do torneio, em 1934, na Itália, com o Egito, que foi o maior vencedor entre todas as seleções africanas. Depois desta edição, as Copas deixaram de receber seleções da África por algum tempo, pois elas não demonstravam  interesse em participar. Em 1970, no México, essa ausência acabou com a entrada no torneio do Marrocos.

Já em 2010, a Copa Mundial foi realizada na África do Sul, um fato histórico para o país e para o Continente Negro. Foi o primeiro país africano a sediar esse impactante evento esportivo. Os sul-africanos tiveram a oportunidade de mostrar para o mundo que conseguiram superar o duro período da segregação racial do regime racista do Apartheid vivenciado por sua população.

Em 2018, Nigéria, Tunísia, Egito, Senegal e Marrocos representam a África na Copa da Rússia. Deixa a bola rolar.

De |junho 5th, 2018|Notícia|Comments Off on Futebol africano marca presença na Copa da Rússia