Reunião da SBPC terá programação voltada a questões afro

Do próximo domingo (22) a sábado (28), os municípios de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia recebem pela primeira vez um dos eventos mais importantes do país. A 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) será realizada na Universidade Federal de Alagoas e vai mobilizar instituições de ensino superior, escolas e toda a sociedade alagoana. A Fundação Cultural Palmares (FCP) participa da programação no ciclo SBPC Afro e Indígena. Confira a programação aqui: 

A Fundação Palmares participa na segunda-feira (23) da mesa redonda com o tema Dossiê de Candidatura da Serra da Barriga, Parte mais Alcantilada – Quilombo dos Palmares – a Patrimônio Cultural do Mercosul e as Ações do Comitê Gestor. O debate acontece de 15h30 às 18h, no Centro de Interesse Comunitário (CIC).

A diretora de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da FCP, Carolina Nascimento, falará na mesa da produção do Dossiê e como esta documentação ajudará no desenvolvimento de um plano para promoção do turismo sustentável na Serra da Barriga. O local abrigou no passado o Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência do povo negro contra a escravidão.

O Comitê Gestor reúne órgãos federais, estaduais, do município de União dos Palmares e da sociedade. Além da diretora da Fundação Palmares, participam representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

O tema geral da SBPC em 2018 é Ciência, Responsabilidade Social e Soberania. A reunião tem como objetivo discutir a democracia e as estratégias para enfrentar os desafios na educação e na ciência. Entre as atividades agendadas estão conferências, mesas redondas, cursos e apresentações de trabalhos de professores, estudantes e pesquisadores.

 

 

 

 

 

 

De |julho 20th, 2018|Banner, Notícia, Sem categoria|Comments Off on Reunião da SBPC terá programação voltada a questões afro