Reunião do Comitê Gestor da Serra da Barriga

Na última quarta feira (05)  ocorreu mais um encontro do Comitê Gestor da Serra da Barriga, no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Alagoas.
A reunião contou com a participação do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas ( IMA), que tratou do processo de licenciamento ambiental da construção de rodovia na Serra da Barriga, onde prevê o reflorestamento com 1500 mudas devido a supressão  vegetal causada pela obra. Em seguida, abordou  uma ferramenta importante a ser utilizada na Serra, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que consiste no levantamento de informações georreferenciadas  do imóvel e serve para auxiliar na recuperação  de áreas degradadas, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.

Contou também com a presença do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que apresentou a unidade de conservação “Monumento Natural”, que dentre suas atribuições, tem como objetivo básico a preservação de sítios naturais raros singulares e/ou de grande beleza cênica.

Dentre as atividades desenvolvidas no decorrer deste dia, houve a apreciação da minuta do regimento interno por parte do comitê gestor, onde se acordou que os conselheiros tem prazo de cinco (5) dias úteis para apresentar qualquer tipo de manifestação. Caso não ocorra nenhum tipo de solicitação de correção por parte dos conselheiros, será feita a publicação do regimento para que no próximo encontro, marcado para a primeira semana de novembro, na Serra da Barriga, o regimento esteja publicado.