Visita ao Quilombo São José da Serra: O mais antigo do RJ

Na última terça (11) o presidente da Fundação Palmares (FCP) Erivaldo Oliveira da Silva, juntamente com as diretoras Carolina Nascimento e Márcia Uchôa e a servidora Naiara Jaime, visitaram o Quilombo São José da Serra no interior do estado Rio Janeiro.

O quilombo São José existe a cerca de 150 anos e está localizado na cidade de Valença (RJ) é uma comunidade de descendentes de escravos que vieram da Angola e do Congo, atualmente cerca de 200 quilombolas moram no local e suas casas são feitas de adobe, pau-a-pique e teclado de palha.

Atividades como: agricultura e artesanato são meios de subsistência da comunidade e suas crenças incluem catolicismo e umbanda.  A Festa do Jongo é um evento tradicional que acontece no terreiro do quilombo São José e que reúne capoeira, roda de samba e o jongo, é servida uma feijoada e a grande atração do evento é a benção na fogueira em homenagem aos orixás.

Em sua visita para conhecer e dialogar com a comunidade local o presidente Erivaldo, destacou a importância de preservar a identidade cultural e a necessidade de discutir e aplicar politicas públicas a fim de garantir o bem estar social do Quilombo São José da Serra.

De |setembro 12th, 2018|Banner, Notícia|Comments Off on Visita ao Quilombo São José da Serra: O mais antigo do RJ