Dia do Professor

Hoje (15) comemora-se o dia dos Professores, uma data importante e memorável que homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e difusão do conhecimento, profissionais que trabalham desde da educação infantil até o ensino superior.

Em 1827, o imperador Dom Pedro I criou um decreto de Ensino Elementar no Brasil instituindo as primeiras escolas no vilarejo e cidades do país, o decreto estabeleceu os conteúdos que iriam ser ministrados e as condições trabalhistas dos professores.  A data foi oficializada pelo decreto nacional n° 52.682 e aprovada pelo presidente João Goulart.

Hemetério José dos Santos (1852-1939) foi professor, filósofo e escritor, primeiro professor negro que atuou num Colégio Militar; sua carreira começou com cerca de 20 anos de idade, publicou várias obras como: Gramatica Elementar da Língua Portuguesa, O livro dos meninos e Pretidão de amor (conferencias literárias). Uma figura histórica no combate ao racismo e em defesa da educação.

A Fundação Cultural Palmares (FCP) parabeniza e agradece todos os professores pela dedicação, paciência e carinho ao lecionar.  Acreditamos na educação como produto transformador capaz de impulsionar a nação.

De |outubro 15th, 2018|Sem categoria|Comments Off on Dia do Professor