Comemoração do dia 20 de novembro na Serra da Barriga

O Parque Memorial da Serra da Barriga, em União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas, recebeu milhares de pessoas nesta terça-feira (20) para celebrar o Dia da Consciência Negra. A data é reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro do Brasil. Neste dia, no ano de 1965, morreu Zumbi dos Palmares, um símbolo da resistência á escravidão.

Nesse dia, a sociedade civil e o poder público realizaram uma serie de homenagens ao ultimo líder do quilombo, herói nacional brasileiro, Zumbi. A subida a serra faz parte do ritual de comemorações, que somam 7 km de caminhada até chegar ao alto. Após a cerimonia dos grupos religiosos de matriz africana, deram inicio as atividades artísticas e culturais, feira de artesanato, concurso de beleza e o tradicional cortejo afro.

Todos esses trabalhos fizeram parte de uma série de ações realizadas durante o mês dedicado à conscientização sobre a igualdade racial, e são fruto da parceria entre a Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e as prefeituras de Maceió e União dos Palmares.