119° anos de Mestre Bimba

Comemora-se hoje (23) 119 anos de Manoel dos Reis Machado também conhecido como Mestre Bimba.

Mestre Bimba nasceu no dia 23 de novembro de 1899 na cidade de Salvador/BA e foi responsável por fundar a primeira escola de capoeira do Brasil e conhecido por ser precursor de um novo estilo chamado “capoeira regional”. Iniciou na capoeira aos 12 anos de idade e treinou durante 4 anos, seu primeiro mestre foi o africano Bentinho, capitão da Companhia de Navegação Baiana, o método usado na escola era a capoeira antiga.

Em 1929 desenvolveu um estilo diferente da capoeira angola que juntava o batuque com a capoeira tradicional surgindo assim a Capoeira Regional. Em meados de 1932 fundou sua primeira academia no bairro do Engenho Velho de Brotas, adotando seu próprio método de luta, anos mais tarde sua academia foi registrada como Centro de Cultura Física Regional.

Mestre Bimba foi uma figura importante, pois modernizou a pratica da capoeira a fim de trazer mais adeptos e conseguiu que se tornasse um esporte nacional no Brasil. Em 2014 a Unesco reconheceu a capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade. 

Mestre Bimba faleceu em 05 de fevereiro de 1974 na cidade de Goiânia/GO, foi o mestre mais reconhecido de todos, com direito a títulos honoris causa, como o que lhe foi concedido postumamente em 1996 pela Universidade Federal da Bahia. Sua história de vida foi retratada no documentário “Mestre Bimba a capoeira iluminada”, lançado em 2005.