02 de dezembro dia Nacional do Samba

No ultimo dia (02) de dezembro foi comemorado o dia nacional do samba, a data foi criada pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa e sancionada pelo então prefeito de Salvador, Virgildásio Senna, no ano de 1963. Em outubro de 2007 o samba recebeu título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil por meio do Instituto de Patrimônio Histórico da Humanidade (IPHAN).

Dois sambistas ficaram muito conhecidos nesse contexto: João da Baiana (1887-1974), filho da baiana Tia Perciliana, de Santo Amaro de Purificação, que gravou o samba “Batuque na cozinha”, e Donga (Joaquim Maria dos Santos-1890-1974) autor do primeiro samba registrado na Biblioteca Nacional, em novembro de 1916, a música “Pelo telefone”. Que mais tarde em 1917 foi o primeiro samba a ser gravado em disco.

O Rio de Janeiro possui uma das maiores referências de estudo localizado no morro da mangueira, o Museu do samba, que teve como proposta inicial manter a memoria de um dos maiores compositores desse gênero musical, Agenor de Oliveira, o Cartola, o espaço surgiu a partir da ideia de sua  neta Nilcemar Nogueira, que queria organizar as obras antológica do seu avô.

O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical, que deriva de danças de raízes africanas, e é considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras que vai muito além de samba no pé.