Comunidades do estado de Goiás são certificadas na Fundação Cultural Palmares.

Na última quinta feira (27) aconteceu no auditório da Fundação Cultural Palmares (FCP)  a certificação de oito comunidades quilombolas do estado de Goiás e contou com a presença de autoridades das localidades, representantes do estado e das associações das comunidades quilombolas, colaboradores e o presidente da FCP Erivaldo Oliveira, que entregou em mãos a certidão aos quilombolas.  

A certificação garante às famílias receber a titulação do território e o amplo acesso às políticas públicas voltadas para as comunidades. Durante a reunião foram tratados os direitos das comunidades quilombolas e o acesso à bolsa permanência, benefício voltado para universitários remanescentes dos quilombos e a ação de distribuição de alimentos mensalmente.

O clima de comoção tomou conta do auditório da Fundação, quilombolas e autoridades ficaram emocionados com o reconhecimento das comunidades após anos de luta e invisibilidade.

Rosalinda Alves, da Comunidade Tubirava em Niquelândia,  emocionada apoś receber a certidão em mãos diz: “ A sensação é de libertação, porque agora estamos documentados a certidão garante o valor judicial da luta pelos direitos de nós quilombolas”

No discurso o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP) ressaltou a importância da educação como fonte primordial  de mobilidade social e a importância da certificação das comunidades quilombolas em vários aspectos, principalmente o acesso às políticas públicas. “É um grande prazer estar certificando, dando a certidão de nascimento as comunidades quilombolas, e a emoção que os quilombolas ficaram ao receber. A alegria  de se identificar com a causa negra, contando as histórias das suas comunidades se identificando cada vez mais com o afro-brasileiro”

Marta Ivone superintendente da promoção da igualdade racial destaca a importância da luta em prol das comunidades quilombolas para conseguir a certificação. “São anos de espera pelo reconhecimento, o sentimento é de gratidão a fundação por proporcionar esse momento”Comu

As comunidades quilombolas do Goiás certificadas pela FCP foram: São Felix, Tupirasaba, Corumbá, Vila Propicio, Pilar de Goiás, Pilões de Iporá, Cristininha e Muquém Vargem Grande.

Saiba mais sobre o processo de certificação de comunidades quilombolas: 

 

De |dezembro 28th, 2018|Banner, Notícia|Comments Off on Comunidades do estado de Goiás são certificadas na Fundação Cultural Palmares.