Nesse final de semana acontece em Outro Preto – MG os últimos dias de festeja de Reinado de Rosário

Neste final de semana em Ouro Preto – MG, acontecerá os últimos dias dos festejos de Reinado de Rosário, que reúne as comunidades dos bairros Alto da Cruz, Padre Faria e Piedade, da Paróquia de Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário.

A Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Ifigênia que se iniciou no dia 6 e vai até o dia 13 de janeiro, com suporte da Prefeitura, por meio do Fundo de Patrimônio, e da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, por intermédio do Fundo Estadual de Cultura. O encontro é uma realização da Associação Amigos do Reinado, da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, do Capitão Rodrigo Alvarenga, da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

Segue a Programação do Reinado 2019 A FÉ QUE CANTA E DANÇA “10 anos estendendo os Louvores a Nossa Senhora do Rosário:

Dia 06 (domingo) Abertura das Festividades 12h – Bênção ao Reinado. Local: Escadaria da Igreja de Santa Efigênia. 19h – Missa e Bênção das Bandeiras Local: Capela do Padre Faria 20h – Levantamento das Bandeiras de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. Local: Adro da Capela do Padre Faria.

Dia 07 (segunda–feira) 19h Palestra – Do Valongo a Vila Rica A Importância do título de Patrimônio Mundial da Humanidade para o Cais do Valongo e sua influência na herança Africana de Ouro Preto. Palestrante: Dr. Zaqueu Astoni Moreira Advogado e Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto-MG. 20h – Palestra – Biologia Social: EUGENIA. Palestrante: Giordano Pacelli de Paula Freitas, Licenciado em Ciências Biológicas pela UFOP. Téc, em Meio Ambiente IFMG, Trabalha como condutor nas trilhas de Ouro Preto desde 2006. Trabalhou no Parque Estadual do Itacolomi, na Tomba Expedições. Local: Casa de Cultura Negra de Ouro Preto.

Dia 08 (terça-feira) 19h30 – Palestra – O Papel das mulheres no cristianismo primitivo. Palestrante: Padre Marcelo Moreira Santiago, pároco da Paróquia de N.Senhora do Pilar em Ouro Preto – MG. Local: Casa de Cultura Negra de Ouro Preto.

Dia 9 (quarta-feira) 20h00 – Show do Grupo Ofó Criado em 2017, o Grupo Ofó – Local: Casa da Ópera de Ouro Preto- MG – Entrada Franca.

Dia 10 (quinta-feira) 1º dia do Tríduo: “Os Louvores a Nossa Senhora devem nos levar a Cristo” 19h30 – Celebração e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a Santa Efigênia com a participação da Pastoral Famíliar e Grupo de Terço Mães que Oram. Local: Capela do Padre Faria.

Dia 11 (sexta-feira) 2º dia do Tríduo: “A devoção do Rosário de Maria alimenta a caminhada de Fé” 19h30 – Celebração e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a Santa Efigênia com a participação da Pastoral da Saúde e grupos de Terço dos Homens de Ouro Preto. Local: Capela do Padre Faria.

Dia 12 (sábado) 3º dia do Tríduo: “Maria, mãe que acolhe em seu regaço. Mãe medianeira da Graça” 19h30 – Missa e encerramento do Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia com a participação da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Pastoral da Juventude. Local: Igreja Matriz de Santa Efigênia.

Dia 13 de janeiro (domingo)  – Dia Festivo 05h – Alvorada – Saída da Escola Desembargador Horácio Andrade em direção à Igreja Matriz de Santa Efigênia. 8h – Chegada da Guardas Visitantes 9h – Cortejo – Saída da Capela do Padre Faria em direção à Mina de Chico Rei para buscar o Reinado Congo de Ouro Preto, retorno para Capela do Padre Faria. 12h – Bênção aos Congadeiros de Ouro Preto e das Guardas visitantes 12:30 – Cortejo com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito em direção à Capela do Padre faria. 15h – Missa Conga no Adro da Capela do Padre Faria com a participação dos Congados Visitantes, Pastoral Afro-Brasileira de Ouro Preto e Grupo de Animação Frutos da África. 16h – Descendimento das Bandeiras e encerramento.